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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faculdades Pequeno Príncipe | - |
| Autor(es): dc.creator | DEBORA MARIANA DA SILVA MARIOTO | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA GABRIELLE DE LIMA ROCHA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90511 | - |
| Descrição: dc.description | As reivindicações oriundas do Movimento pela Reforma Sanitária, no Brasil, levaram à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos princípios doutrinários perpassam a integralidade e o atendimento equânime da população. Visando contemplar os princípios do Sistema, a atuação multiprofissional torna-se instrumento essencial na dinâmica do atendimento em saúde. Entretanto, a consolidação desse Sistema ainda enfrenta desafios no que tange as relações entre os profissionais e o desconhecimento da infraestrutura do SUS, oriunda da defasagem nos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares que fomentam o percurso da graduação. Os estágios de vivência surgiram como mecanismo de aproximação e integração dos conceitos teóricos e práticos do serviço. O VER-SUS é um exemplo deste estágio e, desde 2002, convida e mobiliza estudantes de diversos cursos de graduação a imergir na realidade do SUS. Neste trabalho, buscou-se avaliar a influência do VER-SUS na formação estudantil, analisar a geografia das vivências propostas, a autonomia estudantil na busca participativa e a influência do projeto no destaque dos diversos cenários sociais. Para isso, foi realizada uma busca de resumos publicados nos anais dos congressos de educação médica e saúde coletiva dos anos de 2016-2018 com o tema central o projeto "VER-SUS". Os resumos selecionados foram analisados segundo metodologia qualitativa de Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Também foram analisados, quantitativamente, através de dados públicos fornecidos pela Rede Unida, a ocorrência das vivências, dados demográficos e participação estudantil. Foi percebido que no decorrer dos anos o projeto tem alcançado cada vez mais estudantes e foi capaz de promover visibilidade às mais variadas regiões do Brasil, além de provocar afetações e potencializar sentimentos que influenciam diretamente na construção do perfil profissional humanista em cada um que possui o privilégio de vivenciar essa rotina. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | VER-SUS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | VIVÊNCIAS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ESTÁGIO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | IMERSÃO | - |
| Título: dc.title | O "VER-SUS" E "ESSA GENTE QUE TAMBÉM SENTE DOR": UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DISCENTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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