TELESSAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA E QUARENTENA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHospital Universitário Getúlio Vargas-
Autor(es): dc.creatorMARIZA QUÉRCIO MACHADO-
Autor(es): dc.creatorADRIANY ALVES PINTO DINIZ DE ARAÚJO-
Autor(es): dc.creatorTAMIRIS MORAES SIQUEIRA-
Autor(es): dc.creatorMARCELO CAMPESE-
Autor(es): dc.creatorRIZIOLÉIA MARINA PINHEIRO PINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:30:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:30:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90507-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90507-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: A COVID-19 é uma doença respiratória causada pelo vírus SARS-CoV2, altamente contagiosa propagou-se rapidamente pelo mundo, sendo classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia. Sua descoberta recente causou muitas dúvidas na população sobre suas formas de transmissão, sintomas e prevenção. Desse modo, a educação em saúde na modalidade telessaúde apresenta-se como uma alternativa de orientação e monitoramento da população. OBJETIVO: Relatar a experiência de residentes em enfermagem no atendimento em telessaúde sobre a COVID-19 a população. MATERIAL E MÉTODOS: O programa de extensão de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) possui dentre outras a modalidade de teleconsulta síncrona, por chat de um aplicativo pelo qual , o participante faz um questionamento e sua resposta é simultânea, enviada através do aplicativo. Inicialmente os acadêmicos de áreas da saúde e residentes elaboraram com o auxílio de profissionais da saúde servidores da UFAM um arquivo com possíveis questionamentos e suas respostas padrão para haver uniformidade na informação prestada.Esse arquivo é atualizado constantemente sempre que novos protocolos , diretrizes e pesquisas são divulgados. O aplicativo utilizado é o telegram. Nele foi criado um grupo onde qualquer indivíduo que possua smartphone pode acessar e fazer uma pergunta relacionada a COVID-19.Os responsáveis por responder essas questões são os estudantes de graduação dos cursos de saúde da UFAM, utilizando as respostas padrão , caso haja algum questionamento novo que a resposta adequada não esteja no arquivo, o residente é o responsável por elaborar a resposta, a partir de evidências científicas e publicações oficiais .Após a resposta pronta e validada pelos profissionais , a mesma é enviada ao paciente RESULTADOS: O atendimento remoto é uma medida acessível e eficaz na prevenção da COVID 19 pois, evita a exposição dos indivíduos e apresenta informações adequadas as suas necessidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atuação dos residentes na educação em saúde no atendimento remoto tem contribuído para a informação e organização do enfrentamento à pandemia, pois esclarece questionamentos e apresenta soluções acessíveis , rápidas e adequadas à população.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectTelessaúde-
Palavras-chave: dc.subjectInfecções causadas por Covid 19-
Palavras-chave: dc.subjectenfermagem-
Título: dc.titleTELESSAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA E QUARENTENA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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