Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | FATEFIG faculdade de Teologia Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel | - |
Autor(es): dc.creator | ALINE CARVALHO DA SILVA | - |
Autor(es): dc.creator | SIVALDO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR | - |
Autor(es): dc.creator | GUILHERME HENRIQUE NASCIMENTO ALVES | - |
Autor(es): dc.creator | KAREN SILVA DE CASTRO | - |
Autor(es): dc.creator | MÁRCIA PONTES ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90501 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: A infância é um período marcado por crescimento e desenvolvimento acelerado, caracterizado por meio da prática de uma boa alimentação onde a implementação diária dos nutrientes segundo as recomendações nutricionais previne doenças de curto e longo prazo, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida (SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2012). Uma vez que existe uma adequação alimentar em cada fase do desenvolvimento humano, dado a infância como um momento de descobrimento dos sabores e gostos alimentares, torna-se fundamental que sejam estimuladas as orientações nutricionais de acordo com tais fases (CUNHA, 2014). Diante disso, o conteúdo deste estudo ressalta a importância da orientação nutricional associada ao uso de dinâmicas ilustrativas que fornecem informações de forma atrativa e prazerosa ao público em questão. Objetivo: Promover uma alimentação que agregue valores nutritivos direcionados à saúde por meio de uma tecnologia digital com abordagem lúdica e pedagógica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, sendo este baseado na construção de uma tecnologia assistencial à saúde em formato A4, PNG, com 08 páginas de 8,27x11,69 cm, com isso, ocorreu a construção de uma Cartilha digital com orientações educativas, elaborada através de programas operacionais como o “Microsoft Publisher”, “Microsoft Word 2016” e “Microsoft PDF”. Além de “Companhias de Banco de Dados” que dispõe de uma variedade de imagens ilustrativas. Resultados: Em relação aos principais resultados, salienta-se que o projeto “Colabora Kids” criado pela Secretária Municipal de Saúde Pública de Tucuruí-PA, produziu a tecnologia informativa de educação em saúde com dicas nutricionais a fim de estimular o consumo de nutrientes essenciais à saúde da criança. Assim, a confecção da cartilha digital foi pautada no conceito, horário das refeições, cardápio infantil incluindo as vitaminas A, C e D, o cálcio, ferro e fibras; bem como a apresentação de atividades didáticas construtivas, como o carimbo de alimentos, desafio dos ingredientes, piquenique das frutas, suco maluco, pratinhos divertidos, hora da investigação e livro de receitas baseada na referência bibliográfica da Sociedade Brasileira de Pediatria (2020). Logo, tal ação destinou-se à primeira e segunda infância, havendo uma linguagem adaptada a todos os públicos de interesse. Conclusão: Em suma, nota-se que a estratégia educativa elaborada funcionou com um excelente instrumento para o ensino de uma dieta balanceada às crianças em fase pré-escolar e escolar, uma vez que desperta o interesse em conhecer os nutrientes, assim como a real necessidade dos alimentos para o bem-estar físico e mental. Portanto, o projeto atua como um modelo assistencial para educar pais e filhos a terem uma vida saudável ao longo da quarentena. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrição infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isolamento social; | - |
Título: dc.title | ORIENTAÇÕES EDUCATIVAS PARA A SAÚDE DA CRIANÇA E O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL COM CONTEÚDO NUTRICIONAL E LÚDICO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: