Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Faculdade São Leopoldo Mandic | - |
Autor(es): dc.creator | EMILIANE RODRIGUES DUTRA | - |
Autor(es): dc.creator | ARLETE MARIA GOMES OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | TIANA COSTA POLONSKI | - |
Autor(es): dc.creator | FLÁVIA MARTÃO FLÓRIO | - |
Autor(es): dc.creator | LUCIANE ZANIN DE SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90497 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: estudos que avaliaram o peso corpóreo de professores destacaram um cenário desfavorável, com sobrepeso variando de 47% em cidades baianas a 48,5% em Minas Gerais. Em pesquisa sobre doenças cardiovasculares, foi identificado risco elevado em professores do sexo masculino. A carreira docente apresenta função extraclasse, fazendo com que o professor acumule cargos e atividades, com condições estressantes de ruídos e jornadas por turno, o que pode favorecer o desenvolvimento de doenças. Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental. Metodologia: estudo transversal, quantitativo e analítico realizado com professores do ensino fundamental, nos meses de setembro e outubro (2019) com aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário perfil socioeconômico e medidas antropométricas de peso e estatura para o Índice de Massa Muscular (IMC) e circunferência da cintura para verificar o risco cardiometabólico pela Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação da variável e o desfecho considerou p maior ou igual a 0,05. Resultados: participaram 173 indivíduos com idade média de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico de sobrepeso e obesidade foi constatado na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico (RCE) teve associação positiva para professores do sexo masculino, mais velhos e os que não realizam exercícios físicos. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável para o perfil corporal eutrófico. Discussão: estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e excesso de peso. Pesquisas que avaliaram risco cardiometabólico indicou uma tendência de aumento de prevalências com o avançar da idade, porém com maiores percentuais de risco entre mulheres. Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento nutricional moderado e sobrepeso/obesidade. Não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento Nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil Antropométrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores; | - |
Título: dc.title | PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: