Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Positivo | - |
Autor(es): dc.creator | ELOÍSA GÔNGORA BENGTSSON | - |
Autor(es): dc.creator | JÚLIA DOS REIS TORRES | - |
Autor(es): dc.creator | JÚLIA ALESSIO AMORIM | - |
Autor(es): dc.creator | JULIANA PACANARO DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | MILENA BINHAME ALBINI MARTINI | - |
Autor(es): dc.creator | NATALIA CRISTINE ZEN RAUSIS FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90496 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90496 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: De acordo com a definição da OMS, um indivíduo saudável é aquele que está em um estado de plenitude física, mental e social e não apenas livre de adoecimento físico. 2020 vem sendo diferente, visto que a pandemia deu-nos a sensação de que não há lugar seguro fora de casa. Por conta disso, a saúde mental tomou conta de pautas universitárias. Objetivo: Analisar a autopercepção da saúde mental de alunos de Medicina em tempos de isolamento social. Material e Métodos: Foi utilizado o questionário WHOQOL-BREF que avalia 4 domínios (físico, psicológico, relacionamento pessoal e meio ambiente) divididos em facetas. Os dados foram obtidos por Google Forms em junho de 2020 de alunos do 2o ano da Universidade Positivo. Foi usada uma escala de 1 a 5, sendo melhor qualidade de vida quanto maior a pontuação. Os dados foram tabulados no Excel sendo obtidas as médias nas facetas e nos domínios. Resultados: O domínio psicológico apresentou a menor média (3,08) seguido do físico (3,11), relacionamento pessoal (3,71) e meio ambiente (3,92). No domínio psicológico podemos destacar a frequência de sentimentos negativos e satisfação pessoal com médias 2,38 e 2,82 respectivamente. O domínio físico apresentou menor média na capacidade para o estudo (2,02), capacidade de desempenhar as atividades do dia-a-dia (2,36) e satisfação com o sono (2,82). A média de satisfação com os estudos foi a menor nota entre as 26 questões. Os domínios relacionamento pessoal e meio ambiente parecem contribuir para melhoria da qualidade de vida principalmente no apoio que recebem dos amigos (3,96), satisfação com o local em que moram (4,42) e acesso ao serviço de saúde (4,47). Conclusões: A análise permitiu compreender a qualidade de vida dos estudantes em isolamento social. Alunos apresentando insatisfação pessoal, sentimentos negativos, dificuldades nos estudos e nas atividades do dia-a-dia, porém satisfeitos com o local em que vivem e recebendo o apoio dos amigos. Foi possível correlacionar ainda a menor média obtida, a da capacidade de estudo, com a dificuldade dos alunos em se adaptar com aulas online em período de isolamento social e as maiores médias obtidas, da capacidade de acesso ao serviço de saúde, da satisfação com o local em que moram e com o apoio recebido dos amigos, com o perfil socioeconômico dos alunos da amostra. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de medicina | - |
Palavras-chave: dc.subject | saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | isolamento social | - |
Título: dc.title | A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM ISOLAMENTO SOCIAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: