MULHERES QUE SE CUIDAM: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNINTA-
Autor(es): dc.creatorJAMILE XAVIER DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.creatorFRANCISCA JOELINA XAVIER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90492-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: Os principais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são as mulheres, são também a maioria da população e vivem mais do que os homens, porém adoecem com mais frequência. Esses fatos são imprescindíveis para considerar a Saúde da Mulher algo prioritário, com isso, a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher (PNAISM) define-se como um conjunto de ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde. Nesse sentido faz-se necessário que profissionais da saúde atuem como “técnicos de necessidades sociais de saúde” e um “gerente de processos coletivos de trabalho em saúde”, voltados para intervenções sociais organizadas dirigidas à promoção, proteção, comunicação e educação em saúde (PAIM, 2006) sendo as estratégias de educação em saúde um conjunto de práticas pedagógicas com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e mobilizar para o enfrentamento de situações individuais e coletivas que interferem na qualidade de vida (BRASIL, 2005). OBJETIVO: Apresentar ações educativas com mulheres realizadas em um Centro de Saúde da Família (CSF) do município de Sobral, Ceará. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa (MINAYO 2001). O locús da pesquisa foi um CSF do município de Sobral, Ceará, no período de março de 2020, tendo como sujeitos, 15 mulheres com idade entre 20 e 45 anos. A intervenção contribuiu com atividades educativas voltadas à Saúde da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No primeiro momento foi realizado um acolhimento, seguido de uma roda de conversa sobre as inquietações acerca de temas voltados a Saúde da Mulher, como prevenção ao câncer de mama, prática de exercícios físicos e cuidados com a pele. Após as discussões, realizou-se um alongamento coletivo, higienização da pele, massagem relaxante e como culminância do momento, as participantes oportunizaram-se em colaborar com a devolutiva em uma conversa coletiva. RESULTADOS: Considerando a prevalência das mulheres nos atendimentos do SUS, em especial na Atenção Básica, a Atenção a Saúde da Mulher torna-se foco na assistência aos cuidados e prevenção de agravos. Com isso as ações educativas contribuem de forma eficiente nesse processo, com melhora na qualidade de vida desses indivíduos. A partir das discussões realizadas, as participantes demonstraram-se entusiasmadas mediante os temas abordados, contribuindo para interação grupal, com compartilhamento de depoimentos, dúvidas e participação nas atividades propostas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do exposto acredita-se que ações educativas contribuem para o alfabetismo em saúde, sendo este a capacidade de buscar, receber, ler, compreender e tomar decisões corretas sobre sua própria saúde. São ações voltadas a contribuir significativamente para processo do cuidado com a saúde, sendo de extrema importância a conscientização e orientação para enriquecimento os conhecimentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da Mulher-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primária a Saúde-
Título: dc.titleMULHERES QUE SE CUIDAM: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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