
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UNESPAR | - |
| Autor(es): dc.creator | NATÁLIA ORLEANS BEZERRA | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIA ANTONIA RAMOS COSTA | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIANA PISSIOLI LOURENÇO | - |
| Autor(es): dc.creator | ANA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | JOÃO PEDRO RODRIGUES SOARES | - |
| Autor(es): dc.creator | HANNA CAROLINA AGUIRRE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:55:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:55:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90484 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90484 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) tem como objetivo trabalhar o compartilhamento de conhecimentos e saberes entre duas ou mais profissões, dando a possibilidade de executar o ensino permanente, melhorar a qualidade dos serviços e as relações interprofissionais. Objetivos: analisar a visão de profissionais de saúde da Atenção Básica em Saúde sobre a EIP. Material e Método: estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizado com 12 profissionais de saúde de um município do estado do Paraná-Brasil. A coleta de dados se deu a partir da realização de um grupo focal, no qual foram gravadas as falas em áudio, e registradas as interações entre os participantes do estudo. Após realização do grupo focal, as falas foram transcritas e processadas utilizando o software de análise qualitativa IRaMuTeQ®, a partir da técnica de Nuvem de Palavras. A pesquisa seguiu todas as normas éticas da experimentação humana constantes na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e complementares e foi submetida ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Paraná-PR, campus de Paranavaí-PR, e obteve parecer favorável, com número: 3.782.302/2019. Resultados: as palavras que apresentaram maior frequência na Nuvem de Palavras foram: trabalhar (n=9), como (n=5) e ambiente (n=4). Na análise do texto, a palavra com mais frequência “trabalhar” esteve relacionada com os métodos utilizados na realização das atividades dos profissionais de saúde, no relacionamento e trabalho em equipe que ocorre no ambiente de trabalho. Já as palavras “como” e “ambiente” apareciam juntas e representam a visão dos profissionais de saúde em relação a como ocorre a EIP no ambiente em que trabalham. Sendo que acontece a partir da interação entre colegas de trabalho, na formação continuada e também na comunidade, quando realizam a educação em saúde. Conclusão: foi possível compreender a percepção dos profissionais de saúde entrevistados, alusivo ao significado da EIP, com base na análise em nuvem de palavras. Concluiu-se também, que a visão sobre o significado de EIP para estes profissionais se baseia no trabalho em equipe e formação continuada que ocorre rotineiramente no ambiente de trabalho. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-Chave: Educação Interprofissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde; | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: