EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUNESPAR-
Autor(es): dc.creatorNATÁLIA ORLEANS BEZERRA-
Autor(es): dc.creatorMARIA ANTONIA RAMOS COSTA-
Autor(es): dc.creatorMARIANA PISSIOLI LOURENÇO-
Autor(es): dc.creatorANA MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.creatorJOÃO PEDRO RODRIGUES SOARES-
Autor(es): dc.creatorHANNA CAROLINA AGUIRRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:55:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:55:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90484-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90484-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) tem como objetivo trabalhar o compartilhamento de conhecimentos e saberes entre duas ou mais profissões, dando a possibilidade de executar o ensino permanente, melhorar a qualidade dos serviços e as relações interprofissionais. Objetivos: analisar a visão de profissionais de saúde da Atenção Básica em Saúde sobre a EIP. Material e Método: estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizado com 12 profissionais de saúde de um município do estado do Paraná-Brasil. A coleta de dados se deu a partir da realização de um grupo focal, no qual foram gravadas as falas em áudio, e registradas as interações entre os participantes do estudo. Após realização do grupo focal, as falas foram transcritas e processadas utilizando o software de análise qualitativa IRaMuTeQ®, a partir da técnica de Nuvem de Palavras. A pesquisa seguiu todas as normas éticas da experimentação humana constantes na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e complementares e foi submetida ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Paraná-PR, campus de Paranavaí-PR, e obteve parecer favorável, com número: 3.782.302/2019. Resultados: as palavras que apresentaram maior frequência na Nuvem de Palavras foram: trabalhar (n=9), como (n=5) e ambiente (n=4). Na análise do texto, a palavra com mais frequência “trabalhar” esteve relacionada com os métodos utilizados na realização das atividades dos profissionais de saúde, no relacionamento e trabalho em equipe que ocorre no ambiente de trabalho. Já as palavras “como” e “ambiente” apareciam juntas e representam a visão dos profissionais de saúde em relação a como ocorre a EIP no ambiente em que trabalham. Sendo que acontece a partir da interação entre colegas de trabalho, na formação continuada e também na comunidade, quando realizam a educação em saúde. Conclusão: foi possível compreender a percepção dos profissionais de saúde entrevistados, alusivo ao significado da EIP, com base na análise em nuvem de palavras. Concluiu-se também, que a visão sobre o significado de EIP para estes profissionais se baseia no trabalho em equipe e formação continuada que ocorre rotineiramente no ambiente de trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-Chave: Educação Interprofissional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção primária à saúde;-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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