Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | ISABELLA ANDREOLA AUGUSTO | - |
Autor(es): dc.creator | TAINÁ RIBAS MELO | - |
Autor(es): dc.creator | ROBSON DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | CARLA STRAUB | - |
Autor(es): dc.creator | JIHAD YOUSSEF HAJAR RAMOS | - |
Autor(es): dc.creator | AMANDA DO ROSARIO COSTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90474 | - |
Descrição: dc.description | Introdução Com a Pandemia Global causada pela COVID-19, o distanciamento social se tornou uma realidade em diversos setores da sociedade em 2020. Na UFPR, a suspensão do calendário acadêmico para cumprimento de medidas de segurança trouxe à tona a necessidade de adaptação das atividades de pesquisa e extensão, incluindo o uso de tecnologias que operam o ciberespaço extraterritorial. Para o projeto PET Saúde Interprofissionalidade Paranaguá, as redes sociais de comunicação se apresentaram como alternativa. Objetivo Criar um espaço de comunicação em saúde, “PETLIVE- Saúde em Pauta”, para debate acerca de questões sociais e de saúde no contexto da pandemia. Metodologia Elaborado e executado por meio de encontros online (“lives”) na plataforma Instagram, com assistentes sociais, fonoaudióloga, psiquiatra, professora de Saúde Coletiva e professor de Serviço Social, mediados por discentes de Saúde Coletiva e Serviço Social, o projeto foi constituído por um eixo temático dividido em 5 transmissões. Após a finalização, os vídeos ficam registrados no Ig TV e no Youtube. Foram elaboradas artes visuais para divulgação massiva, e disponibilizamos caixas de perguntas sobre os temas “História do SUS”, “Distanciamento social”, “Atenção Primária em Saúde”, “Serviço Social em tempos de pandemia” e “Saúde Mental”, que poderiam ser utilizadas pelos espectadores ao longo das semanas. Resultados Desde a construção histórica e permanente do SUS até relatos de cotidiano de trabalho, as transmissões semanais de 55 minutos atraíram um público médio de 150 espectadoras e espectadores a cada encontro, sendo que o pico máximo de audiência simultânea foi em média 40 espectadores. As caixas de perguntas receberam 2 a 4 perguntas ao longo da semana, somadas a uma média de 6 perguntas ao vivo por transmissão. Considerações Finais Ao final do primeiro ciclo de 5 transmissões, verificou-se viabilidade do PETLIVE como estratégia de comunicação e informação sobre saúde e assuntos relacionados à pandemia de COVID-19. Além disso, mostrou-se uma alternativa de ação do projeto PET nesta conjuntura, sendo avaliada a necessidade de ampliar o projeto, dada a constância de audiência e participação do público espectador. Para dar continuidade, constatamos a necessidade de fomentar maior envolvimento discente no projeto a partir da oferta e distribuição de ações participativas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distanciamento Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Título: dc.title | COMUNICAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CASO DO PROJETO PETLIVE - SAÚDE EM PAUTA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: