INTERRAPS: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorNATÁLIA DONATO POLMONARI-
Autor(es): dc.creatorMARIANA NUNES DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorÉDINA SIMÉIA CAMPOS DE SIQUEIRA DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.creatorDAVI FERNANDES DE CASTRO-
Autor(es): dc.creatorRAFAELA GESSNER LOURENÇO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:04:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:04:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90462-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: O grupo Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) propicia a alunos e preceptores da área da saúde a experiência de educação interprofissional através da vivência em serviços das Redes de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) (1, 2). Estudantes da graduação em Enfermagem, Farmácia e Medicina se propuseram a desenvolver uma metodologia de ensino ativa a respeito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma estratégia de articulação e cuidado integral em saúde mental no SUS (3). Objetivo: O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência dos participantes do PET Saúde no desenvolvimento do jogo de tabuleiro InterRAPS, como uma proposta de aprendizagem ativa e interprofissional sobre a Rede de Atenção Psicossocial. Material e Métodos: O processo de elaboração foi pautado na revisão bibliográfica sobre a RAPS, com base nas orientações do Ministério da Saúde e nas legislações vigentes. Após o reconhecimento teórico de todos os pontos de articulação da rede e a vivência na Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e no Centro de Atenção Psicossocial, procurou-se dar enfoque nas principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde durante sua atuação nesses locais. Resultados: A dinâmica do jogo consiste em resolver, em grupos com estudantes de diferentes cursos da saúde, um estudo de caso fictício. A resolução do jogo exige que a equipe consiga promover o cuidado integral ao usuário do SUS, através do encaminhamento correto para o ponto da rede habilitado para contribuir à condição de saúde abordada; e, simultaneamente, responder corretamente questões objetivas a respeito desses equipamentos e dos profissionais atuantes nos mesmos. Todo o processo exigiu dos criadores habilidades específicas de didática, design e ludicidade, pouco trabalhadas na área da saúde. Considerações Finais: O jogo InterRAPS demonstrou potencial como estratégia educativa para estudantes da graduação sobre a RAPS e a importância das diferentes profissões da saúde nesse meio, incentivando o trabalho colaborativo e a reflexão a respeito do tema. A experiência também promoveu o aprendizado dinâmico dos autores, extrapolando o modelo biomédico e tecnicista e permitiu a discussão sobre a atuação interprofissional entre trabalhadores da área da saúde e além dela.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde Mental;-
Título: dc.titleINTERRAPS: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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