Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | NATÁLIA DONATO POLMONARI | - |
Autor(es): dc.creator | MARIANA NUNES DA SILVA | - |
Autor(es): dc.creator | ÉDINA SIMÉIA CAMPOS DE SIQUEIRA DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | DAVI FERNANDES DE CASTRO | - |
Autor(es): dc.creator | RAFAELA GESSNER LOURENÇO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90462 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: O grupo Redes de Atenção à Saúde (RAS) do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) propicia a alunos e preceptores da área da saúde a experiência de educação interprofissional através da vivência em serviços das Redes de Atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) (1, 2). Estudantes da graduação em Enfermagem, Farmácia e Medicina se propuseram a desenvolver uma metodologia de ensino ativa a respeito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma estratégia de articulação e cuidado integral em saúde mental no SUS (3). Objetivo: O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência dos participantes do PET Saúde no desenvolvimento do jogo de tabuleiro InterRAPS, como uma proposta de aprendizagem ativa e interprofissional sobre a Rede de Atenção Psicossocial. Material e Métodos: O processo de elaboração foi pautado na revisão bibliográfica sobre a RAPS, com base nas orientações do Ministério da Saúde e nas legislações vigentes. Após o reconhecimento teórico de todos os pontos de articulação da rede e a vivência na Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e no Centro de Atenção Psicossocial, procurou-se dar enfoque nas principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde durante sua atuação nesses locais. Resultados: A dinâmica do jogo consiste em resolver, em grupos com estudantes de diferentes cursos da saúde, um estudo de caso fictício. A resolução do jogo exige que a equipe consiga promover o cuidado integral ao usuário do SUS, através do encaminhamento correto para o ponto da rede habilitado para contribuir à condição de saúde abordada; e, simultaneamente, responder corretamente questões objetivas a respeito desses equipamentos e dos profissionais atuantes nos mesmos. Todo o processo exigiu dos criadores habilidades específicas de didática, design e ludicidade, pouco trabalhadas na área da saúde. Considerações Finais: O jogo InterRAPS demonstrou potencial como estratégia educativa para estudantes da graduação sobre a RAPS e a importância das diferentes profissões da saúde nesse meio, incentivando o trabalho colaborativo e a reflexão a respeito do tema. A experiência também promoveu o aprendizado dinâmico dos autores, extrapolando o modelo biomédico e tecnicista e permitiu a discussão sobre a atuação interprofissional entre trabalhadores da área da saúde e além dela. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais de Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental; | - |
Título: dc.title | INTERRAPS: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: