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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Unicesumar | - |
| Autor(es): dc.creator | ISABELLA FRANCISCA KLITA FERNANDES | - |
| Autor(es): dc.creator | PEDRO CESAR KIMURA SATORRE | - |
| Autor(es): dc.creator | DALTRO MOREIRA IORI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90459 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90459 | - |
| Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A princípio, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem por característica contribuir para a formação de integral dos estudantes, comunidade escolar, da educação básica, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde para que construa de forma conjunta, o enfrentamento das vulnerabilidades que influenciam o pleno desenvolvimento das crianças da rede pública de ensino. Ademais, é preciso que haja integração e articulação de forma permanente entre educação e saúde, além de atuar gerando autonomia e empoderamento da comunidade escolar para que sejam atuantes modificadores no processo de saúde-doença. OBJETIVOS: Possibilitar aos estudantes da unidade escolar, um momento lúdico onde possam, por meio da atividade interativa, compreender sobre a importância da alimentação saudável e diversificada. METODOLOGIA: Foi realizado um encontro na parte da manhã, em uma escola da rede pública de ensino onde foi elaborado uma gincana subdividida em quatro etapas com o objetivo dos escolares formarem um prato para assim prover informações a respeito dos benefícios e implicações presentes na alimentação. O encontro ocorreu na parte da manhã, integrando todos os alunos presentes. Durante a primeira etapa da dinâmica formávamos quatro grupos, na segunda etapa os alunos decidiam quais alimentos consideravam saudáveis para carregar consigo, a terceira etapa consistia na integração da atividade física onde os alunos deveriam correr até um cartaz, representando um prato, e depositar o alimento previamente selecionado, voltar correndo a fila e assim o próximo aluno poderia dar continuidade e por fim na quarta etapa foram avaliados os pratos seguindo as filas que terminavam primeiro para decidir o grupo vencedor. A ação contou com a participação de nove alunos do curso de medicina e uma professora, ligados a uma instituição de ensino, localizada no Norte do Paraná. RESULTADOS: Houve uma boa participação e integração entre os escolares e os alunos do curso, onde foi possível gerar uma relação de de confiança que serviu de base para uma conversa produtiva sobre a alimentação saudável entender o conhecimento prévio sobre a alimentação e pontos a server trabalhados pelos escolares. Outrossim, a prática integrativa proporcionou aos estudantes de medicina, reconhecer a importância do PSE e a integralidade entre saúde e educação para prover a promoção e universalidade da saúde. CONCLUSÃO: Caracteriza-se, assim, a importância da atividades recreativas como forma de promover de forma lúdica, um conhecimento sobre a alimentação saudável e sua relevância no processo saúde-doença. Ademais, tais atividades auxiliam no empoderamento e autonomia dos escolares no reconhecimento dos diversos fatores que influenciam na sua saúde de forma plena e completa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Saúde na Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades lúdicas; | - |
| Título: dc.title | PRÁTICAS DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO PROVEDORAS DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE ENTRE ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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