Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | - |
Autor(es): dc.creator | FERNANDA GONÇALVES DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.creator | SARAID DA COSTA FIGUEIREDO | - |
Autor(es): dc.creator | ANA PAULA DE LIMA BEZERRA | - |
Autor(es): dc.creator | ISADORA OLIVEIRA GONDIM | - |
Autor(es): dc.creator | MESSIAS INÁCIO DA SILVA CARVALHO | - |
Autor(es): dc.creator | KARLA RONA DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90457 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90457 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: O projeto de extensão Leitura é Saúde tem como objetivos associar o prazer da leitura ao atendimento em saúde, difundir o processo de humanização, integrar a comunidade acadêmica e fortalecer a extensão com o protagonismo do discente, reforçando a responsabilidade social da universidade para com a sociedade. Além de preencher o tempo ocioso de seu público alvo que se caracteriza pelos pacientes, acompanhantes, trabalhadores, estudantes e a população geral que frequentam o campus saúde de uma instituição de ensino superior, através da disponibilização de obras literárias a partir de uma biblioteca pública itinerante. Objetivo: Descrever as ações desenvolvidas pelos extensionistas do projeto Leitura é Saúde, no período de isolamento social originado pela pandemia de Covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência na qual as observações foram realizadas pelos autores deste estudo, entre os meses de abril a junho de 2020 e documentado em diário de campo. Resultados: Antes da declaração da pandemia no Brasil, o projeto promoveu campanhas para a arrecadação de obras literárias com o intuito de compor o seu acervo. Foram arrecadadas 4.559 obras literárias de diversas categorias, que estão catalogadas em arquivo digital, atendeu 506 pessoas e contabiliza-se, atualmente, 697 empréstimos de livros que foram realizados com o respectivo cadastro digital dos usuários. Além disso, o projeto atendeu a solicitação de duas escolas públicas municipais do estado de Minas Gerais para auxiliar na reposição de seus acervos, sendo realizada a doação de 1.573 livros didáticos. Com as orientações de isolamento social, o projeto tem desenvolvido suas ações mediado pela tecnologia, através de atendimento à comunidade por meio da execução de lives literárias semanais pela plataforma Instagram, realização de blitz literária com desafios e estímulo a leitura em redes sociais diversas, e divulgação de indicação de obras literárias semanalmente com disponibilização de links para download gratuito. O projeto foi vinculado ao projeto de extensão Cuidar de Quem Cuida, que tem como objetivo levar mensagens positivas a equipe multiprofissional dos diversos serviços de saúde, ambos têm realizado envio de links para download de obras gratuitas à trabalhadores dos serviços de saúde, sendo estratégico para o fortalecimento da saúde mental desses a partir da leitura. Ressalta-se que todas as ações são realizadas pelos discentes extensionistas, protagonistas em todo o processo, sob orientação docente. Considerações Finais: A ação tem possibilitado incentivar a mobilização social, a participação cívica à medida em que torna os indivíduos empoderados, colaborando com a integração do ensino,pesquisa e extensão. Assim, entendemos que esta tecnologia educacional tem o potencial de fortalecer a cultura da leitura e ser estratégica para melhor acolhimento e humanização em saúde. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábito de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca móvel; | - |
Título: dc.title | UM REMÉDIO DE PALAVRAS: O PODER DO LIVRO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: