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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | UFPR Campus Toledo | - |
Autor(es): dc.creator | SADANA HILLARY DAL'NEGRO | - |
Autor(es): dc.creator | BRUNA FERNANDES | - |
Autor(es): dc.creator | DAGNA KAREN DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | DYAYNE CARLA BANOVSKI | - |
Autor(es): dc.creator | IANCA PYETRA DE ALMEIDA | - |
Autor(es): dc.creator | GERUZA MARA HENDGES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90452 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Situação de emergência é caracterizada pelo agravo à saúde que implica em risco iminente de vida, necessitando de atendimento imediato. Todo ano ocorre, em média, 6.000 mortes e 140.000 registros em hospitais públicos, decorrente de acidentes em ambiente escolar. O empoderamento dos professores frente a situações de emergência é capaz de reduzir sequelas e aumentar a sobrevida dos escolares. A capacitação dos docentes, visando prestarem o primeiro atendimento frente a um acidente, pode reduzir os dados estatísticos, uma vez que mais de 90% dos casos se agravam por falta de conduta adequada. Objetivo: Avaliar o grau de instrução dos professores de educação infantil frente a situações de emergência em ambiente escolar. Material e métodos: Estudo transversal, de caráter exploratório e quantitativo. Os dados foram coletados, em 2018 e 2019, via questionários de 10 perguntas com termo de consentimento livre e esclarecido, antes da capacitação teórico-prática em emergência pediátrica dos professores de educação infantil do município de Toledo e região. O questionário e o treinamento foram desenvolvidos por acadêmicos de medicina vinculados a uma liga acadêmica de pediatria e abordou os temas de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), parada cardiorrespiratória (PCR), queimadura, afogamento, intoxicação, fratura, hemorragia e uma questão referente ao número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os dados foram tabelados utilizando o programa Microsoft Excel e avaliados separadamente. Resultados: O estudo contou com 55 participantes, totalizando 550 respostas globais, das quais foram obtidos 55,63% de acertos, com o número total de questões acertadas variando de 1 a 10 questões. A moda dos acertos foi de 6 questões e a média foi de 5,65 (desvio padrão 1,73). Dentre os assuntos abordados nos questionários, a identificação e manejo da PCR apresentou a maior porcentagem de erros, somando 55,15%, seguido por manipulação de fraturas (52,72%) e condutas frente a situações de queimaduras (50,90%). Além disso, 38,18% dos professores desconhecem o número do SAMU. O tema de maior domínio pelos participantes, conforme este estudo, envolve a percepção de um quadro de ingestão e/ou inalação de solventes tóxicos ou corrosivos (74,54%). Embora o conjunto de respostas referentes à OVACE seja a segunda maior porcentagem de acertos (69,70%), a questão sobre como diferenciar uma obstrução leve de uma grave apresentou porcentagem isolada de erro de 63,64%. Conclusão: A pesquisa revela um baixo grau de conhecimento dos professores frente a situações de emergências pediátricas e reafirma a necessidade da exploração desse tema entre os educadores por outras ligas acadêmicas, visto que a ocorrência desses acidentes é elevada no ambiente escolar e que o treinamento contribui com a prevenção de morbimortalidade nessas crianças. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento de Emergência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação continuada | - |
Título: dc.title | EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS: ESTUDO EXPLORATÓRIO QUANTO AO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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