Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Maringá | - |
Autor(es): dc.creator | FERNANDA GATEZ TREVISAN DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.creator | RAFAELY DE CASSIA NOGUEIRA SANCHES | - |
Autor(es): dc.creator | MARCIA GLACIELA DA CRUZ SCARDOELLI | - |
Autor(es): dc.creator | AMANDA DE SOUZA GONÇALVES | - |
Autor(es): dc.creator | ELAINE TREVEZANUTO CORREIA | - |
Autor(es): dc.creator | CREMILDE APARECIDA TRINDADE RADOVANOVIC | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:52:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:52:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90449 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: os cuidadores familiares têm uma importante responsabilidade pelo cuidado no domicílio e podem enfrentar a falta de preparo, seja no sentido assistencial, no gerenciamento do cuidado, ou mesmo no sentido emocional. Por isso, o desenvolvimento de competências é necessário para que possam atuar nas diversas situações próprias do cuidado. Destaca-se que existe mais de uma conformidade de competência e que podem ser influenciadas por diversos fatores. Objetivos: identificar os fatores associados a uma melhor competência para o cuidado informal no domicílio. Método: pesquisa quantitativa, transversal, realizada em 34 Unidades Básicas de Saúde em município do Paraná, no período de maio a julho de 2019. Os critérios de inclusão foram ter 18 anos ou mais, ambos os sexos e ser cuidador informal, a amostra foi aleatória, composta por 216 cuidadores. Na coleta de dados foi utilizado o questionário para avaliação das competências cognitivas, emocionais, psicomotoras e relacionais do cuidador informal (COPER 14) e foram associados às variáveis sexo, faixa etária, escolaridade, grau de parentesco e classe de consumo. Os dados foram analisados no Software Statistical Analysis System (SAS, version 9.4), utilizou-se o teste de Wilcoxon ao nível de confiança de 95% e, para a classe de consumo, o teste de Kruskal-Wallis. Resultados: o sexo feminino apresentou maior competência psicomotora (p=0,0036), cognitiva (p=0,0003) e relacional (p=0,0010), os cuidadores com idade superior a 60 anos, apresentam maiores graus de competência psicomotora (p=0,0004), cognitiva (p=0,0094) e relacional (p=0,0046). Quanto ao nível de escolaridade, acima de oito anos foi significativo para a competência psicomotora (p=0,0011). Os filhos tiveram maior competência psicomotora (p=0,0459), cognitiva (p=0,0014) e relacional (p=0,0360). Os cuidadores pertencentes as classes de consumo AB demonstraram melhor competência psicomotora (p=0,0036), já os pertencentes as classes de consumo DE apresentaram os mais baixos níveis de competência cognitiva (p= 0,0190) e emocional (p=0,0230).Conclusão: as variáveis associadas a uma maior competência para o cuidar foram sexo feminino, grau de parentesco filhos, maior escolaridade e pertencer às classes de consumo AB. Salienta-se a importância do apoio ao cuidador por parte dos profissionais da saúde, afim de garantir um cuidado de qualidade no domicílio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado Domiciliar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família; | - |
Título: dc.title | FATORES ASSOCIADOS AS COMPETÊNCIAS PARA O CUIDADO INFORMAL NO DOMICÍLIO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: