GINCANA ROSA: ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPE-
Autor(es): dc.creatorMARIA TATIANE ALVES DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorELAINE RUFINO BARBOSA DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorVALDECIR BARBOSA DA SILVA JÚNIOR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:50:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:50:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90448-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: O câncer de mama é uma das principais neoplasias que atingem a população feminina, sendo fundamental o desenvolvimento de estratégias de prevenção. Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) têm o objetivo de contribuir na consolidação da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo os grupos como uma das principais ferramentas do processo de trabalho. Objetivo: Relatar a experiência da “Gincana Rosa” em um grupo de Educação Física do NASF-AB, no município de Vitória de Santo Antão - PE. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em um Grupo de Educação Física, em outubro de 2019. A experiência contou com 12 usuárias, as quais foram divididas em 2 equipes e disputaram, durante o mês de outubro, atividades de Educação em Saúde sobre o combate ao câncer de mama. Na primeira semana foram realizadas as seguintes atividades: quebra-cabeça sobre sintomas do câncer de mama; jogo da memória sobre prevenção do câncer de mama; e labirinto sobre o acesso aos serviços de saúde. Na segunda semana: jogo da alimentação saudável e câncer de mama. Na terceira semana: jogo de tabuleiro sobre mitos e verdades referentes ao câncer de mama. Na quarta semana: torta na cara sobre tudo o que foi discutido no mês. Resultados: Por meio da experiência foi possível impulsionar um pensamento crítico e reflexivo sobre como prevenir o câncer de mama. O conhecimento foi construído coletivamente com as usuárias, onde as mesmas correlacionavam as informações com vivências do seu cotidiano e sempre levavam questionamentos novos a cada semana. Na atividade da última semana (torta na cara), ao realizar perguntas sobre o que foi discutido durante o mês, percebeu-se que as informações foram absolvidas pelo grupo. Além disso, o formato das atividades em gincana proporcionou um aumento no vínculo entre as usuárias do grupo. Considerações Finais: O processo de Educação em Saúde foi fundamental para discutir a prevenção do câncer de mama com a população, a partir do contexto e da realidade das usuárias. A “Gincana Rosa” também possibilitou uma maior integração e socialização entre o grupo, sendo fundamental para o processo de autonomia e crescimento dos usuários.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectCâncer de Mama-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primária à Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Único de Saúde;-
Título: dc.titleGINCANA ROSA: ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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