
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faculdaded Cesmac do Sertão | - |
| Autor(es): dc.creator | ELIS NAYARA LESSA DE BARROS | - |
| Autor(es): dc.creator | SANDRA MIRTHINIELLE OLIVEIRA DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | LAÍSSA KEILLA BRITO BARBOSA | - |
| Autor(es): dc.creator | THAYNÁ ALVES DO NASCIMENTO | - |
| Autor(es): dc.creator | ERICA RAIANE MOREIRA DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | YOLANDA GOMES TORRES PINTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90447 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90447 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: Um dos fatores que influência as condições de saúde, é um conjunto de hábitos de vida, por isso os programas de promoção em saúde estimula práticas de vida saudáveis, atualmente associados ao uso de tecnologia como alguns aplicativos que funcionam como estratégias que permitem o seu auto-cuidado (SANTOS et al., 2017). As tecnologias da informação e comunicação em saúde (TICs) estão sendo cada vez mais utilizadas e mais acessíveis por grande parte da população, trazendo uma nova perspectiva atualizada e crescente na saúde (CASTILLO et al., 2019). No entanto, esses meios podem ser prejudiciais quando se utilizadas de maneira incorreta. Objetivo: Identificar nas literaturas as vantagens e desvantagens quanto ao uso das TICs no processo de educação em saúde. Material e Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa. A busca foi realizada nas bases de dados Online: LILACS e MEDLINE. Utilizando descritores conforme vocabulário DeCS, associando o operador booleano “AND”. Considerou-se critérios de inclusão: Periódicos disponíveis na integra e gratuitos. Critérios de exclusão: Duplicidade nas bases de dados. Foram localizados 61 artigos, destes 52 foram excluídos por duplicidade de publicação, resultando em 19 artigos avaliados os seus títulos e resumos, excluídos 7 e selecionados 3 artigos para compor o trabalho. Resultados: Segundo Castillo ele descreve que “as novas tecnologias favorecem o desenvolvimento técnico-científico da sociedade, razão pela qual devem ser assimiladas no processo de ensino-aprendizagem”; além disso, funcionam como estratégias que permitem o empoderamento no cuidado da sua própria saúde (AMORIM et al., 2018), contudo razões pela qual ainda se persiste em paralelos quanto a seu uso em acesso, principalmente diante de um contexto de vulnerabilidade social, o que é bem exclamado por Santos et al., (2017) quando ele discute que apesar de seus benefícios, há uma necessidade de se avaliar e adaptar uma meio de influência (tecnologia) de acordo com suas limitações e isso se refere ao público direcionado, bem como a sua necessidade de adaptação diante do contexto social vivenciado por grande parte da população brasileira. Conclusão: Diante disso, observa-se que a tendência crescente do emprego de recursos tecnológicos na área da saúde e a expansão do uso de smartphones vêm aumentando gradativamente o que torna notável o potencial dos aplicativos móveis destinados à área da saúde. A maior vantagem é de oferecer um serviço de qualidade para a população por meio dos recursos tecnológicos o que beneficia diretamente na saúde e na qualidade de vida desse paciente. No entanto, apesar do benefício das TICs algumas pessoas que não tenham recursos sociais não terão como desfrutar dessa tecnologia, ou seja, os recursos tecnológicos ofertados não serão efetivamente aproveitados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | promoção em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde; | - |
| Título: dc.title | O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA VIABILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: VANTAGENS E LIMITAÇÕES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: