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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Alagoas | - |
Autor(es): dc.creator | GIOVANNA BARROS ROLIM | - |
Autor(es): dc.creator | AYARA JHULIA PALMEIRA DANTAS LIMA | - |
Autor(es): dc.creator | DANIELLE NASCIMENTO NUNES | - |
Autor(es): dc.creator | ÉRIKA DE FÁTIMA SOARES MACHADO | - |
Autor(es): dc.creator | MARIA DEYSIANE PORTE DE ARAÚJO | - |
Autor(es): dc.creator | CARLOS DORNELS FREIRE DE SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90436 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90436 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: Na formação médica atual, a vivência prática ainda é tardia e o contato com a comunidade quase inexistente. Essa dissociação entre a academia e o cotidiano do futuro profissional revela falhas no processo formativo dos profissionais de saúde. Para sanar essa deficiência, as Diretrizes Curriculares Nacionais pressupõem que os cursos de Medicina promovam a interação do acadêmico com usuários e profissionais de saúde no início de sua graduação, a fim de solidificar um perfil de profissional mais humanizado e preparado para agir frente aos problemas reais. O curso de Medicina do campus Arapiraca da Universidade Federal Alagoas ofertou, no segundo semestre de 2018, a disciplina eletiva “Entendendo mais do paciente da comunidade” para promover a inserção e integração do discente com a comunidade e a prática médica. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos da saúde nas práticas da disciplina eletiva. Métodos: A disciplina eletiva permitiu, através de debates com acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, a compreensão da dimensão da Atenção Primária em saúde. Propiciou também o planejamento e a execução de ações voltadas para grupos de risco de uma UBS local: tabagistas, hipertensos, diabéticos, mulheres e crianças. Resultados: A ascensão de doenças crônicas tornou a visão biomédica insuficiente para lidar com as demandas do serviço de saúde, assim a ampliação da compreensão do processo saúde-doença permitiu integrar diferentes esferas da saúde à atenção primária. Com a inclusão de acadêmicos de diferentes áreas da saúde e a realização de exercícios físicos e práticas culturais nas ações, a disciplina eletiva cumpre com a interdisciplinaridade. Tendo em vista que a efetiva comunicação é fundamental para a prática clínica e que essa habilidade requer prática e aperfeiçoamento constantes, a antecipada inserção dos discentes na comunidade, ao exigir adequação ao vocabulário dos usuários, alavancou a percepção quanto às competências necessárias para desenvolvê-la. As interações promovidas pela disciplina viabilizaram um diálogo entre a universidade e a comunidade, aproximando os dois mundos. Permitiu, além da troca de saberes, estabelecer uma relação de confiança entre estudantes, profissionais e usuários dos serviços de saúde e um trabalho conjunto em prol do bem-estar da comunidade. Conclusão: Esse relato expressa a possibilidade de se criar, no início da vida acadêmica, uma relação com a comunidade, cujo vínculo proporciona benefícios para ambos os lados. Isso acontece pela prevenção e promoção da saúde realizadas de maneira empática, ao melhorar a comunicação e o entendimento dos usuários, e pelo desenvolvimento, por parte dos acadêmicos, das habilidades e competências necessárias para a formação médica. Assim, a disciplina aflorou a sensibilidade do aluno diante das necessidades do usuário, distanciando-o de um perfil de profissional automatizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação em Saúde; | - |
Título: dc.title | INSERÇÃO DE ESTUDANTES DA SAÚDE EM COMUNIDADES RURAIS DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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