VIVÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM PROMOÇÃO À SAÚDE DAS MULHERES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFAC-
Autor(es): dc.creatorMARCOS JOSÉ FERREIRA DIAS-
Autor(es): dc.creatorGISELE DE SOUZA NOGUEIRA-
Autor(es): dc.creatorDANIELLY ANDRESSA SILVA-
Autor(es): dc.creatorHENRIQUE BORBA LACERDA-
Autor(es): dc.creatorÍCARO HENRIQUE MAGESTE DA MOTA BASTOS-
Autor(es): dc.creatorMARCOS ANTÔNIO FERNANDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90434-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90434-
Descrição: dc.descriptionIntrodução A atenção primária é um alicerce no universo da saúde, não sendo apenas uma porta de entrada para os usuários, mais do que isso, é um local de acolhimento, prevenção e promoção à saúde. Nesse contexto, as unidades básicas de saúde permitem uma difusão de conhecimento tanto por parte de profissionais e alunos quanto por parte da comunidade assistida, aproximando-a e tornando-a um agente ativo nessa difusão de saberes. Objetivos O objetivo primordial deste trabalho é possibilitar a disseminação de conhecimentos acerca da saúde da mulher, tendo como objetivos específicos aproximar a equipe de profissionais de uma UBS, situada em Rio Branco-Acre, com a comunidade assistida, promovendo palestras e atividades lúdicas com a temática em questão. Métodos Por meio da disciplina de Práticas Integradas em Saúde, o universo do Sistema Único de Saúde é apresentado aos alunos da Universidade Federal do Acre, o que possibilita a compreensão da saúde brasileira. Em cada período, os discentes trabalham um eixo, nesse caso a temática abordada foi a saúde das mulheres. Inicialmente, os discentes tiverem um embasamento teórico em sala de aula, no qual temáticas foram ministradas pelo corpo docente, para posteriormente serem repassadas à comunidade da UBS abastada, sob supervisão do preceptor da unidade. Foram trabalhados temas como planejamento familiar, puericultura, amamentação, rastreamento de câncer de mama e violência contra a mulher. Todas as segundas-feiras, durante o intervalo entre o acolhimento e atendimento do paciente, uma dupla de alunos expôs essas temáticas. Palestras, uso de mídias digitais, realização de dinâmicas são exemplos de metodologias utilizadas por cada aluno, com o intuito principal de atrair a atenção dos ouvintes, tornando-os agentes ativos nesse processo. Portanto, ao todo seis palestras foram realizadas, sempre buscando a compreensão e participação dos ouvintes, trazendo-os para a discussão, apontando questionamentos e resolução de dúvidas, além do compartilhamento de experiências. Resultados Durante a exposição dessas temáticas, notou-se a cooperação ativa da comunidade, a qual sempre apresentou suas dúvidas e compartilhou suas vivências. Logo, o projeto atendeu com sucesso as expectativas de promover, de maneira simples, participativa e concisa ações voltadas à promoção da saúde da mulher com enfoque na integralidade e na multidisciplinaridade na atenção básica de saúde. Conclusão Na formação acadêmica, é de fundamental importância a vivência dos estudantes na atenção básica. Isso, aliado a uma metodologia que torna tal comunidade participativa, permite compreender o processo de saúde, assim como compreender os problemas e as necessidades de uma comunidade, o que torna mais acessível a compreensão do processo de saúde, englobando pilares como prevenção, promoção, diagnóstico, além do tratamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectAtenção Primária-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médica-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade Básica de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da Mulher;-
Título: dc.titleVIVÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM PROMOÇÃO À SAÚDE DAS MULHERES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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