
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Faculdade CESMAC do Sertão | - |
| Autor(es): dc.creator | FRANCIARE VIEIRA SILVA | - |
| Autor(es): dc.creator | ANDRESSA JOYCE ALMEIDA BARBOSA | - |
| Autor(es): dc.creator | EMANUELLY KESLEY DE FREITAS LIMA | - |
| Autor(es): dc.creator | JÚLIA PEREIRA DE MOURA FERREIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | VÍVIAN MARCELLA DOS SANTOS SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90430 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90430 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas portadoras de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) parece-nos irrelevante, contudo, se transformarmos essas estatísticas em números absolutos, torna-se clara a necessidade de uma intervenção para a prevenção de IST em indivíduos suscetíveis. Dessa forma, a educação em saúde transpõe as atividades de todos os profissionais de saúde e os estudos destacam que a ação educativa é um elemento essencialmente presente no processo de trabalho assistencial, particularmente no trabalho da enfermagem, dado que, a enfermagem possui características e condutas interligadas na realização de educação em saúde, pois é vista como uma estratégia que determina ações e reflexões que qualificam o cuidado e a assistência prestada à população, além de aumentar a autonomia das pessoas atendendo as suas necessidades. Objetivo: Discutir de que forma o enfermeiro utiliza a educação em saúde como meio estratégico na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Material e método: Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão Integrativa de literatura. Os dados foram coletados no período de maio a junho de 2020. A busca foi realizada nas bases de dados online: LILACS, SCIELO e MEDLINE. Utilizando de descritores conforme vocabulário DeCS, associando o operador “AND”: (Enfermagem) and (educação) and (saúde). Considerou-se como critério de inclusão: periódicos disponíveis na íntegra e gratuita. Critérios de exclusão: duplicidades nas bases de dados. Selecionando 08 artigos originais para análise do estudo, desse total nenhum foi excluído. Resultados: Para se tornar possível a promoção da saúde, é necessário o desenvolvimento de formas estratégicas como prática transformadora do conhecimento compartilhado, integralização de toda a equipe e da assistência humanizada. Essa é uma tarefa que depende de profissionais com habilidades e competências para orientar as pessoas, e é neste sentido que o enfermeiro deve atuar junto ao cliente. Nessa perspectiva, o enfermeiro torna-se essencial para melhorar as condições de saúde da população, pois faz parte de sua aptidão, já que estes conseguem capacitar, supervisionar, e integrar o autocuidado. Conclusão: Diante do exposto, o enfermeiro deve executar sua autonomia e formação ideal voltada para esse cenário e conduzir-se por uma mudança efetiva mostrando que o trabalho educativo realizado por ele deve despertar a consciência do autocuidado, e promover a compreensão quanto à necessidade de prevenção individual e coletiva. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | saúde | - |
| Título: dc.title | INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST): A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DO ENFERMEIRO PARA A PREVENÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: