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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Maringá | - |
Autor(es): dc.creator | GABRIEL PAVINATI | - |
Autor(es): dc.creator | ANNY CAROLINE RIBEIRO DEVECHI | - |
Autor(es): dc.creator | CAROLINE SALA | - |
Autor(es): dc.creator | MARJORIE FAIRUZY STOLARZ | - |
Autor(es): dc.creator | ELIANA VALÉRIA PATUSSI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90427 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como estratégia principal para formação profissional voltada para o trabalho em equipe, prática imprescindível para garantir a integralidade no cuidado em saúde (BATISTA, 2012). Destaca-se como política, o PET-Saúde que tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde visando o desenvolvimento do SUS, a partir de elementos teóricos e metodológicos da EIP. OBJETIVOS: Relatar a experiência da participação de acadêmicos integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade, vinculado a Universidade Estadual de Maringá (UEM). MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de quatro acadêmicos do curso de graduação de enfermagem integrantes do referido projeto. Este é realizado em quatro Unidades Básicas Saúde (UBS) e no ambulatório do Hospital Universitário Regional de Maringá - PR. O grande grupo é composto por 10 professores/ tutores e 30 acadêmicos de seis cursos de graduação da área da saúde da UEM, sendo: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e mais, 20 profissionais da saúde que atuam nas UBS e/ou na gestão da secretaria municipal (preceptores). Este grande grupo foi dividido em cinco pequenos grupos, que é composto por pelo menos um aluno de cada curso da saúde, dois professores/tutores e quatro preceptores. O pequeno grupo se reúne uma vez na semana para discussões e elaboração de intervenções. Mensalmente há uma reunião geral de todos os grupos para o desenvolvimento de oficinas, atividades e discussões coletivas. RESULTADOS: A partir das experiências vividas durante pouco mais de um ano de projeto, é nítido os inúmeros benefícios para nossa formação acadêmica. As discussões que acontecem tanto no pequeno grupo, como no grande grupo, trazem a visão dos diferentes graduandos e profissionais de saúde, enriquecendo e ampliando a percepção acerca das relações de trabalho e da assistência à saúde. Além disso, as atividades práticas vivenciadas no pequeno grupo com os alunos dos outros cursos da saúde tornam o processo de aprendizagem mais rico e dinâmico, uma vez que há trocas de experiências entre os mesmos. Também nossos conhecimentos são expandidos a respeito das competências comuns e específicas de cada profissão, bem como das práticas colaborativas, que estão presentes no processo do trabalho. CONCLUSÕES: A integração ensino-serviço-comunidade pautada na lógica interprofissional, permite a aproximação de acadêmicos à realidade do serviço e possibilita a inserção no processo de trabalho. Isso enriquece e dinamiza o aprendizado visto que possibilita a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas discussões, às diferentes realidades da prática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Interprofissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Interdisciplinares | - |
Título: dc.title | FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE A PARTIR DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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