FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE A PARTIR DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.creatorGABRIEL PAVINATI-
Autor(es): dc.creatorANNY CAROLINE RIBEIRO DEVECHI-
Autor(es): dc.creatorCAROLINE SALA-
Autor(es): dc.creatorMARJORIE FAIRUZY STOLARZ-
Autor(es): dc.creatorELIANA VALÉRIA PATUSSI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90427-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90427-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: A Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como estratégia principal para formação profissional voltada para o trabalho em equipe, prática imprescindível para garantir a integralidade no cuidado em saúde (BATISTA, 2012). Destaca-se como política, o PET-Saúde que tem como eixo central o tema da Educação Interprofissional em Saúde visando o desenvolvimento do SUS, a partir de elementos teóricos e metodológicos da EIP. OBJETIVOS: Relatar a experiência da participação de acadêmicos integrantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade, vinculado a Universidade Estadual de Maringá (UEM). MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência de quatro acadêmicos do curso de graduação de enfermagem integrantes do referido projeto. Este é realizado em quatro Unidades Básicas Saúde (UBS) e no ambulatório do Hospital Universitário Regional de Maringá - PR. O grande grupo é composto por 10 professores/ tutores e 30 acadêmicos de seis cursos de graduação da área da saúde da UEM, sendo: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia e mais, 20 profissionais da saúde que atuam nas UBS e/ou na gestão da secretaria municipal (preceptores). Este grande grupo foi dividido em cinco pequenos grupos, que é composto por pelo menos um aluno de cada curso da saúde, dois professores/tutores e quatro preceptores. O pequeno grupo se reúne uma vez na semana para discussões e elaboração de intervenções. Mensalmente há uma reunião geral de todos os grupos para o desenvolvimento de oficinas, atividades e discussões coletivas. RESULTADOS: A partir das experiências vividas durante pouco mais de um ano de projeto, é nítido os inúmeros benefícios para nossa formação acadêmica. As discussões que acontecem tanto no pequeno grupo, como no grande grupo, trazem a visão dos diferentes graduandos e profissionais de saúde, enriquecendo e ampliando a percepção acerca das relações de trabalho e da assistência à saúde. Além disso, as atividades práticas vivenciadas no pequeno grupo com os alunos dos outros cursos da saúde tornam o processo de aprendizagem mais rico e dinâmico, uma vez que há trocas de experiências entre os mesmos. Também nossos conhecimentos são expandidos a respeito das competências comuns e específicas de cada profissão, bem como das práticas colaborativas, que estão presentes no processo do trabalho. CONCLUSÕES: A integração ensino-serviço-comunidade pautada na lógica interprofissional, permite a aproximação de acadêmicos à realidade do serviço e possibilita a inserção no processo de trabalho. Isso enriquece e dinamiza o aprendizado visto que possibilita a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas discussões, às diferentes realidades da prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Interprofissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Interdisciplinares-
Título: dc.titleFORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE A PARTIR DA FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE ENFERMAGEM-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.