OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E ACADÊMICA NO CURSO DE PSICOLOIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFDPar-
Autor(es): dc.creatorANTONIO GUILHERME MARTINS-
Autor(es): dc.creatorLIRIDY BRUNA RODRIGUES DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90418-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90418-
Descrição: dc.descriptionOS FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E ACADÊMICA NO CURSO DE PSICOLOIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA 1. ANTONIO GUILHERME MARTINS 2. LIRIDY BRUNA RODRIGUES DA SILVA INTRODUÇÃO: O presente estudo teve como proposta avaliar os fatores de influência na escolha profissional e acadêmica dos estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Nesse prisma, inúmeros motivos são responsáveis à escolha da Psicologia como futura profissão, visto que se trata de uma ciência complexa e peculiar, com abordagens inerentes a temas de cunho social e coletivo. OBJETIVO: Nesse tocante, o presente artigo tem como objetivo geral pesquisar, compreender e abordar os principais motivos que influenciam na escolha do campo de estudo da Psicologia e seus interesses na área profissional e acadêmica. MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, na qual foi realizada com 58 estudantes do curso da graduação de Psicologia. Nesse contexto, o referido público tem uma média de idade superior aos 16 anos e inferior aos 30 anos, sendo que a maioria dos indivíduos fazem parte do sexo feminino (aproximadamente 75,8%), fator esse que é evidente na prevalência do sexo feminino na universidade, sobretudo no curso de Psicologia. Foi utilizado um questionário específico contendo as perguntas norteadoras para a formulação teórica do trabalho, com o intuito de coletar dados cruciais à pesquisa. RESULTADOS: Os resultados obtidos permitiram a compreensão acerca das modificações da graduação na vida pessoal e profissional do indivíduo, bem como os processos de subjetivação do graduando em todo processo de formação acadêmica. Os dados obtidos foram tratados a partir de análises e teorias de alguns referenciais que abordam o tema em questão. Constatou-se assim que existem influências, por vezes imperceptíveis, na escolha acadêmica, bem como nas perspectivas futuras em relação a carreira profissional do estudante. CONCLUSÃO: Em síntese, de acordo com os fatores analisados observa-se que entre os que mais influenciam estão: a família e os amigos, como também o propósito de auto realização. Em contrapartida, o que menos influencia é o salário uma vez que a área da psicologia deixa a desejar nesse quesito. Dessa forma, é de total importância analisar não só as influências como também a forma de interferência na vida das pessoas. Destarte, infere-se que o propósito desta pesquisa foi alcançado, uma vez que se obteve êxito nos objetivos iniciais do estudo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationII Congresso de Saúde Coletiva da UFPR-
Palavras-chave: dc.subjectEscolha da profissão-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia-
Título: dc.titleOS FATORES DE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E ACADÊMICA NO CURSO DE PSICOLOIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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