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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | UFPR - Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | ROBSON DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.creator | CARLA DANIELE STRAUB | - |
Autor(es): dc.creator | ISABELLA ANDREOLA AUGUSTO | - |
Autor(es): dc.creator | AMANDA DO ROSARIO COSTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90404 | - |
Descrição: dc.description | Introdução O Resumo apresentado é resultado de estudos e reflexões desenvolvidos no âmbito do PET – Interprofissionalidade Paranaguá – Grupo 1 que, desde a declaração do estado de pandemia, tem se debruçado em diferentes frentes de atuação no combate à COVID-19. Dessa maneira, pretende-se problematizar as declarações fortuitas vindas a público no início da pandemia que categorizavam o novo coronavírus como “democrático”. Para isso, se parte de indicações de Coutinho (2000) ao discorrer sobre a democracia como único regime político na história que reconhece como legítimo o conflito. Na democracia, o dissenso é componente incontornável da arena política e lutas sociais e por esse motivo a pandemia evidenciaria não apenas os conflitos oriundos das desigualdades sociais, mas deflagra ainda a centralidade da luta de classes na forma como a burguesia e a classe trabalhadora encontraram condições para enfrentar esse quadro. Objetivo Vincular o entendimento de democracia à COVID-19 para evidenciar os aspectos prementes da luta de classes e dissensos que emergiram após a declaração do estado de pandemia. Material e Método O material utilizado nesse resumo é oriundo de debates propiciados pela 1ª temporada de lives do PET- Saúde sobre a COVID-19, documentos e notícias sobre o tema. O método de pesquisa é inspirado na genealogia legada por Michel Foucault e a metodologia se apoia, principalmente, na pesquisa bibliográfica. Resultados Os resultados alcançados apontam para a relação entre a democracia, regime político que reconhece o conflito e o dissenso como legítimos, e a deflagração de conflitos oriundos das diferenças de classe e da desigualdade social em virtude da pandemia de COVID-19 como componentes que evidenciam as diferenças de classes sociais no Brasil. Considerações Finais Se podemos afirmar que esse vírus é democrático é justamente por evidenciar a precarização das condições de trabalho, das condições materiais de existência e dos parcos recursos destinados pelo Estado para a assistência aos mais necessitados. Ao mesmo tempo em que as diferenças de classe não nos permitem equalizar os riscos a que estamos submetidos apenas por sermos todos “humanos”, o que se atesta com o avançar do quadro de pandemia é que diferentes possibilidades se apresentaram aos indivíduos para o enfrentamento dependendo, centralmente, de sua classe social. Ou seja, se há algo de democrático nesse vírus é denunciar a luta de classes por meio das condições diferenciadas de enfrentamento à COVID-19 para a classe trabalhadora e para a burguesia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luta de Classes | - |
Título: dc.title | COVID-19 COMO METÁFORA DE DEMOCRACIA E LUTA DE CLASSES NO BRASIL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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