
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | unesc | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIANA CONSTANTE DE OLIVEIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | BRUNA BITENCOURT GONÇALVES | - |
| Autor(es): dc.creator | MARIANE DE OLIVEIRA FILASTRO | - |
| Autor(es): dc.creator | KRISTIAN MADEIRA | - |
| Autor(es): dc.creator | ARIETE INÊS MINETTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90392 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90392 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A atividade sexual é primordial para a saúde dos indivíduos e tem impacto direto em sua qualidade de vida. Por esse motivo, as disfunções sexuais constituem um fator negativo para o bem-estar dos seres humanos e vêm recebendo grande visibilidade entre os profissionais da Saúde. Objetivo: O presente estudo propõe analisar a função sexual de acadêmicas adultas jovens de cursos da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Metodologia: A pesquisa foi realizada em sala de aula, por meio de questionários autoaplicáveis contendo questões objetivas acerca da função sexual, divididas em duas escalas já validadas: o Female Sexual Function Index (FSFI) e o Quoeficiente Sexual Feminino (QS-F). Resultados: Participaram do estudo estudantes que atenderam aos seguintes requisitos: mulheres, acadêmicas dos cursos da Saúde em uma determinada universidade, com idades entre 18 e 30 anos, o que resultou num universo de 2137 participantes. A fim de viabilizar o estudo, definiu-se uma amostra de 326 acadêmicas, distribuídas entre os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Os questionários demonstraram equivalência em seus resultados e na relação entre os mesmos com a percepção das acadêmicas sobre possuírem ou não uma disfunção sexual. Obteve-se valor estatisticamente significativo na relação no que se refere as acadêmicas acreditar não possuir disfunções com resultado de grau bom à excelente no QS-F (43,8%) e excelente no FSFI (37,5%), onde as acadêmicas acreditavam possuir disfunções, se obteve resultados significativos em ruim à desfavorável (11,1%) e desfavorável à regular (33,3%) no QS-F e Regular (18,5%) e bom (33,3%) no FSFI. Conclusão: Percebeu-se, dificuldade por parte das investigadas bem como a dificuldade em abordar sobre o tema sexo, o qual precisa ser exercitado nas sociedades, tendo-se em vista que, as características sexuais de cada indivíduo percorrem sendo moldadas desde a sua infância, e isso certamente afetará diretamente sua atividade sexual durante a vida adulta. Segundo Santos et al. (2019), a timidez, vergonha e medo de julgamentos são barreiras a serem cogitadas para aumento de confiança e também de autoconhecimento, melhorando assim a satisfação da vida sexual de homens e mulheres. Por fim, a partir deste estudo, propomos que se proponham novas pesquisas a cerca do tema, principalmente no que tange relativo a conscientização sobre suposta normalidade sexual e/ou as possibilidades de tratamento para as disfunções encontradas neste e em outros públicos que possam vir a ser investigados. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ginecologia | - |
| Título: dc.title | A RELAÇÃO DA AUTOPERCEPÇÃO DA FUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES ADULTAS JOVENS COM OS QUESTIONÁRIOS QS-F E FSFI EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: