Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Di Bernardi, Raffaello Popa, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Perícias Médicas | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Fábio Moreno Zattoni Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90366 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90366 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. MSc. Raffaello Popa Di Bernardi | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Perícias Médicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pandemia de COVID-19 estimulou estudos sobre a saúde mental dos trabalhadores, que podem ter impacto em afastamento de funcionários por Burnout. Esse estudo tem como objetivo apresentar os dados obtidos em diversos estudos sobre os colaboradores acometidos pela síndrome de burnout no período da pandemia de COVID-19. Em relação ao método, o estudo teve uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a revisão de literatura. Foram selecionados artigos publicados no período compreendido entre 2020 e 2023, em português, espanhol ou inglês. A pandemia de COVID-19 teve um impacto negativo no bem-estar psicológico dos trabalhadores em todo o mundo. Certos estilos de enfrentamento podem aumentar o risco de esgotamento. Algumas profissões são mais vulneráveis do que outras aos efeitos do esgotamento, e professores e profissionais de saúde são particularmente propensos a altas taxas de esgotamento, como acontecia mesmo antes a pandemia. Desta forma, pode-se observar uma elevada prevalência de estudos relacionados ao esgotamento entre os profissionais de saúde, especialmente durante o auge de casos de pessoas infectadas pela doença. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Burnout, Sindrome de | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esgotamento profissional - Psicologia | - |
Título: dc.title | Impactos da pandemia de Covid-19 na incidência dos casos de Burnout | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: