Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bedin, Everton, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Vitor Luiz Campese Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90228 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 29/02/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação em Ciências e em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A importância da Radioatividade cada vez mais é discutida na sociedade, devida a sua vasta empregabilidade nas diversas áreas, como na medicina, na agricultura, na alimentação e na produção de energia, dentre outras. Contudo, há ausência de discussão do tema que deve ser pauta de debate e aprendizado nas escolas de ensino médio, pois é imperativo pelas Diretrizes do Paraná e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de aprendizagem significativa sobre o conceito de Radioatividade a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), construída e aplicada a estudantes de uma escola pública do 1º ano do ensino médio. O tipo de pesquisa é qualitativo e decorreu da aplicação da UEPS, com a temática da Radioatividade e trechos da minissérie Chernobyl, com posterior constituição de dados mediante a avaliação das etapas da UEPS bem como da construção dos mapas conceituais e da resolução do problema formulado. A análise dos mapas construídos pelos estudantes deu-se por meio das Estruturas Hierárquicas Inapropriadas ou Limitadas (LIPHS), a fim de verificar se houve aprendizagem significativa do conceito de Radioatividade. Somado a LIPHS, aplicou-se um problema que abordou o conteúdo estudado para, de forma enriquecedora, compreender o entendimento dos estudantes dos conceitos de Radioatividade, propiciando uma análise mais robusta quanto aos indícios de aprendizagem significativa. Por fim, se constatou que há indícios de aprendizagem significativa dos conceitos científicos em torno da Radioatividade. Esses indícios foram vistos nas respostas das perguntas formulados e obtidas ao longo da UEPS com a exibição dos trechos da minissérie, nesta etapa pode-se perceber que houve uma mudança de compreensão, já que o subsunçor tornou-se mais robusto. Os indícios também foram observados nos mapas conceituais analisando a preposição formulada e na resolução de problema. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The importance of radioactivity is increasingly discussed in society, given its vast employability in various areas, such as medicine, agriculture, food and energy production, among others. However, there is a lack of discussion on the topic that should be the subject of debate and learning in high schools, as it is imperative according to the Paraná Guidelines and the National Common Curricular Base (BNCC). The present work aims to analyze the process of significant learning about the concept of radioactivity from a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), built and applied to students from a public school in the 1st year of high school. The type of research is qualitative and the UEPS was applied, with the theme of radioactivity and excerpts from the miniseries Chernobyl, with subsequent data creation through the evaluation of the UEPS stages as well as the construction of conceptual maps and the resolution of the formulated problem. Analysis of the maps constructed by the students was carried out using Inappropriate or Limited Hierarchical Structures (LIPHS), in order to verify whether there was significant learning of the concept of radioactivity. In addition to LIPHS, a problem was applied that addressed the trained content to, in an enriching way, understand the students' understanding of the concepts of Radioactivity, providing a more robust analysis regarding the significant learning promises. Finally, it was found that there is promise for significant learning of scientific concepts surrounding radioactivity. These were seen in the answers to the questions formulated and obtained throughout the UEPS with the exhibition of excerpts from the miniseries. At this stage it can be seen that there was a change in understanding, as the subsumer became more robust. The concepts were also presented in the concept maps analyzing the formulated preposition and the resolution of the problem. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | O ensino de radioatividade a partir de unidades de ensino potencialmente significativas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: