
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Luciana Paula Vieira de, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Tuom, Bruna Larissa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90194 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90194 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luciana Paula Vieira de Castro | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino é um tema que tem ganhado destaque em meio às pesquisas na atualidade. A questão de pesquisa que norteia esta investigação é: os fundamentos teóricos das principais abordagens educacionais e da educação matemática podem orientar a formação inicial de professores para o ensino de matemática nas séries iniciais? O principal objetivo é analisar como os fundamentos teóricos podem ser aplicados de maneira prática e eficaz na formação de professores, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Objetiva-se, ainda, analisar as contribuições de teóricos da educação e da educação matemática para a formação de professores dos anos iniciais; identificar os princípios pedagógicos que devem orientar a formação inicial de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais; discutir a importância de integrar teoria e prática na formação inicial de professores de matemática e propor recomendações para aprimorar os programas de formação inicial de professores com base nos fundamentos analisados. Para tanto, foi empregado, neste ensaio, uma revisão bibliográfica, buscando reunir e analisar obras de renomados autores da área da educação e da educação matemática, por meio da leitura e análise de livros, artigos científicos, dissertações e teses relacionados a essa área. Constatou-se que a formação inicial dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais é de suma importância pois são responsáveis por uma das partes mais importantes da vida escolar dos alunos. Além disso é imprescindível que o professor domine os conteúdos que irá trabalhar e esse domínio deve ser desenvolvido em sua formação inicial. Ainda foi possível constatar que é necessário o envolvimento entre teoria e prática e que é essencial o desenvolvimento do professor através de vivências como as proporcionadas por meio dos estágios supervisionados. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The teaching of mathematics in the early years of elementary school in the public school system is a topic that has gained prominence in current research. The research question that guides this investigation is: can the theoretical foundations of the main educational approaches and mathematics education guide the initial training of teachers for teaching mathematics in the initial grades? The main objective is to analyze how theoretical foundations can be applied in a practical and effective way in teacher training, contributing to improving the quality of mathematics teaching in the initial grades of elementary school. The aim is also to analyze the contributions of educational and mathematical education theorists to the training of teachers in the initial years; identify the pedagogical principles that should guide initial teacher training for teaching mathematics in the early years; discuss the importance of integrating theory and practice in the initial training of mathematics teachers and propose recommendations to improve initial teacher training programs based on the analyzed fundamentals. To this end, a bibliographical review was used in this essay, seeking to gather and analyze works by renowned authors in the field of education and mathematics education, through reading and analysis of books, scientific articles, dissertations and theses related to this area. It was found that the initial training of teachers who teach mathematics in the early years is extremely important as they are responsible for one of the most important parts of students' school lives. Furthermore, it is essential that the teacher masters the contents that they will work on and this mastery must be developed in their initial training. It was also possible to verify that the involvement between theory and practice is necessary and that the development of the teacher through experiences such as those provided through supervised internships is essential. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Fundamentos teóricos da formação de professores para lecionar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : um breve ensaio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: