Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Friedrich, Leidi Cecilia, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Paula Ramão da, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Victória Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90173 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90173 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Leidi Cecilia Friedrich | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Ana Paula Ramão da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho explora a importância dos projetos de extensão. Para tanto, aborda a curricularização da extensão nas grades curriculares dos cursos de graduação e destaca o impacto positivo do projeto específico "Show das Ciências" no curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. O tipo de pesquisa utilizada foi a qualitativa de campo, sendo as entrevistas o instrumento de coleta de dados. O "Show das Ciências" busca integrar conhecimentos acadêmicos à comunidade, facilitando a divulgação do saber científico. Este trabalho foca as contribuições desse projeto para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes de LCE. Ao participarem ativamente do "Show das Ciências", os acadêmicos aprimoram suas habilidades de comunicação, aplicam conhecimentos em contextos práticos e fortalecem a ligação entre academia e sociedade. Essa experiência extracurricular não só complementa o currículo acadêmico, mas também desenvolve competências interpessoais e promove um senso de responsabilidade social. Em suma, o projeto de extensão "Show das Ciências" apresenta-se como um componente relevante na formação dos estudantes de LCE, capacitando-os não apenas como profissionais qualificados, mas como cidadãos comprometidos e conscientes de seu papel na sociedade, o que está de acordo com o perfil de egresso desejado no Plano Pedagógico do Curso de LCE. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This paper explores the importance of extension projects. To this end, it addresses the curricularization of extension in undergraduate courses and highlights the positive impact of the specific project "Show das Ciências" in the degree course in Exact Sciences (LCE) at the Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina Sector. The type of research used was qualitative field research, with interviews as the data collection instrument. The "Show das Ciências" seeks to integrate academic knowledge with the community, facilitating the dissemination of scientific knowledge. This study focuses on the contributions of this project to the academic, professional and personal development of LCE students. By actively participating in the "Show das Ciências", students improve their communication skills, apply knowledge in practical contexts and strengthen the link between academia and society. This extracurricular experience not only complements the academic curriculum, but also develops interpersonal skills and promotes a sense of social responsibility. In short, the "Show das Ciências" extension project is a relevant component in the training of LCE students, enabling them not only to become qualified professionals, but also committed citizens who are aware of their role in society, which is in line with the desired graduate profile in the LCE Course Pedagogical Plan. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão - Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencias exatas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Egressos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Formação | - |
Título: dc.title | Contribuições do projeto de extensão "Show das Ciências" na construção do perfil de formação de licenciados em Ciências Exatas da UFPR - Setor Palotina | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: