
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valadão, Danilo Freitas, 1987- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lucas Gabriel Montalvão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90126 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90126 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Danilo Freitas Valadão | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho apresenta o meu processo de criação com experimentações sonoras com sons não provenientes de instrumentos musicais. Como fruto das experimentações, surgiram três obras: Experimento I, Experimento II e Experimento III(O SINO). Esses experimentos foram realizados em softwares de edição de áudio, são eles: FL Studio e Audacity. Como base desses experimentos, trago também fundamentos teóricos nos estudos da corrente francesa Musique concrète, e a corrente alemã Elektronische Musik. Esses estudos foram extremamente importantes para entender o contexto histórico, estética e técnicas de modulação. Diante do grande consumo mundial de músicas tradicionais, ou "convencionais", como expresso neste trabalho, realizei reflexões e pesquisas sobre a familiaridade que temos com os sons, e também a razão de estranharmos sons que não percebemos em nossa rotina, mas que estão inseridas nas trilhas do mundo cinematográfico. Também, desenvolvo sobre o conceito de Mainstream e Underground, suas diferenças e como também estão conectadas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work presents my creative process through sound experiments with sounds that do not come from musical instruments. As a result of the experiments, three works emerged: Experiment I, Experiment II and Experiment III (THE BELL). These experiments were carried out in audio editing software, namely: FL Studio and Audacity. As a basis for these experiments, I also bring theoretical foundations in studies of the French movement Musique concrète, and the German movement Elektronische Musik. These studies were extremely important to understand the historical context, aesthetics and modulation techniques. Given the great worldwide consumption of traditional music, or "conventional", as expressed in this work, I carried out reflections and research on the familiarity we have with sounds, and also the reason why we find sounds strange that we do not perceive in our routine, but that are inserted in the soundtracks of the cinematographic world. I also develop the concept of Mainstream and Underground, their differences and how they are also connected. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica concreta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música eletrônica | - |
| Título: dc.title | Processo de criação musical : experimentações com sons concretos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: