Processo de criação musical : experimentações com sons concretos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValadão, Danilo Freitas, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Lucas Gabriel Montalvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:16:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:16:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90126-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Danilo Freitas Valadão-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta o meu processo de criação com experimentações sonoras com sons não provenientes de instrumentos musicais. Como fruto das experimentações, surgiram três obras: Experimento I, Experimento II e Experimento III(O SINO). Esses experimentos foram realizados em softwares de edição de áudio, são eles: FL Studio e Audacity. Como base desses experimentos, trago também fundamentos teóricos nos estudos da corrente francesa Musique concrète, e a corrente alemã Elektronische Musik. Esses estudos foram extremamente importantes para entender o contexto histórico, estética e técnicas de modulação. Diante do grande consumo mundial de músicas tradicionais, ou "convencionais", como expresso neste trabalho, realizei reflexões e pesquisas sobre a familiaridade que temos com os sons, e também a razão de estranharmos sons que não percebemos em nossa rotina, mas que estão inseridas nas trilhas do mundo cinematográfico. Também, desenvolvo sobre o conceito de Mainstream e Underground, suas diferenças e como também estão conectadas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents my creative process through sound experiments with sounds that do not come from musical instruments. As a result of the experiments, three works emerged: Experiment I, Experiment II and Experiment III (THE BELL). These experiments were carried out in audio editing software, namely: FL Studio and Audacity. As a basis for these experiments, I also bring theoretical foundations in studies of the French movement Musique concrète, and the German movement Elektronische Musik. These studies were extremely important to understand the historical context, aesthetics and modulation techniques. Given the great worldwide consumption of traditional music, or "conventional", as expressed in this work, I carried out reflections and research on the familiarity we have with sounds, and also the reason why we find sounds strange that we do not perceive in our routine, but that are inserted in the soundtracks of the cinematographic world. I also develop the concept of Mainstream and Underground, their differences and how they are also connected.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMusica concreta-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica por computador-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica eletrônica-
Título: dc.titleProcesso de criação musical : experimentações com sons concretos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.