A docência em construção : experiências e desafios nos estágios supervisionados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAngelotti, Rangel, 1979 --
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Ciências-
Autor(es): dc.creatorSilva, Erick de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90065-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Rangel Angelotti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Ciências-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste documento, contarei a trajetória dos estágios realizados e as reflexões e contribuições de cada um em minha identidade docente, e um pouco da minha trajetória de vida até o presente. Busquei destacar a importância da formação como cidadão e do papel crítico do professor para a sociedade, e os desafios existentes escolas públicas, como metodologias defasadas e falta de incentivos e recursos. Reforço a necessidade de reconhecimento profissional e apoio do Estado para promover mudanças efetivas, onde as ações do professor, apesar de não transformar o sistema sozinho, contribui para avanços significativos, onde nossos passos individuais, que talvez possam parecer pequenos, causam a mudança em um coletivo à longo prazo-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this document, I will narrate the trajectory of the internships I have undertaken, along with reflections and contributions from each one to my teaching identity, as well as a glimpse into my life journey up to the present moment. I have sought to emphasize the importance of personal development as a citizen and the critical role of the teacher in society. Furthermore, I have highlighted existing challenges in public schools, such as outdated methodologies and a lack of incentives and resources. I underscore the need for professional recognition and state support to facilitate effective changes. While acknowledging that individual teacher actions may not single-handedly transform the system, I stress their significant contribution to longterm collective progress-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia - Metodologia-
Título: dc.titleA docência em construção : experiências e desafios nos estágios supervisionados-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.