
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Ratke, Elizangela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90044 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90044 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Leandro Siqueira Palcha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Considera-se que o ensino de Física tem sido visto majoritariamente por um prisma tradicional-expositivo, por isso no cenário atual a discussão por metodologias ativas emerge como possibilidade de explorar a participação dos alunos na construção do conhecimento e propiciar um ensino de ciência mais atraente. Dentre as metodologias ativas, a aprendizagem baseada em problemas destaca-se pela modalidade conhecida como "Ensino de Ciências por Investigação", sendo desenvolvida, no Brasil, principalmente por trabalhos de Carvalho (1998; 1999; 2014; 2015; 2016), com atividades problematizadoras simples, passíveis de serem realizadas em sala de aula. Outrossim considera-se a importância dos conhecimentos de Termodinâmica para a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos físicos que se fazem presentes no cotidiano, bem como os reflexos que a mediação docente do tema produz para que alunos construam suas explicações científicas razoáveis. Com isso, problematizam-se aqui as interfaces que o que o ensino por investigação poderia ter para a alfabetização científica dos conhecimentos físicos relacionados à Termodinâmica. O objetivo geral deste trabalho é analisar uma proposta de Ensino de Termodinâmica por investigação e suas interfaces para a alfabetização científica em aulas de Física, trazendo objetivos mais específicos como: realizar uma revisão de literatura fundamentando a importância das pesquisas na área de ensino de Termodinâmica; desenvolver uma proposta de ensino de Termodinâmica por investigação para o Ensino Médio; e pontuar as contribuições desta pesquisa que podem auxiliar no processo de alfabetização científica dos alunos. Em termos metodológicos, aplicou-se uma sequência de ensino investigativa sobre Termodinâmica em turmas do Ensino Médio, na disciplina de Física, de uma escola da rede pública. E a análise dos dados, orientou-se pelo referencial metodológico da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a proposta foi favorável para mediação e construção do conhecimento sobre o tema e, além disso, as contextualizações e relações feitas pelos alunos demonstram que a aula investigativa auxilia os alunos tanto na aprendizagem dos conceitos quanto na alfabetização científica. Também revelam que a utilização de metodologias ativas contribui para transformar a prática docente, possibilitando um ambiente investigativo, crítico e reflexivo que conta com a participação dos alunos. Defende-se que as interfaces (científica, ativa e cotidiana) contribuem para alfabetização científica em aulas de Física por meio do ensino por investigação tornam-se evidentes quando se têm claro os objetivos da mediação docente e seus reflexos sobre os alunos que se pretende formar para sociedade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
| Título: dc.title | O ensino de termodinâmica por investigação e suas interfaces para a alfabetização científica em aulas de física | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: