
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rosa, Valdir, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Angelotti, Carlos Eduardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90043 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90043 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Valdir Rosa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O estudo visa apresentar uma proposta para a utilização da robótica de automação no sentido de contribuir com a aprendizagem no ensino da Física, especificamente, abordando conceitos de Eletricidade. Pressupomos que as atividades de robótica educacional possa possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade das crianças. O estudo apresenta duas fases, sendo desenvolvido entre agosto e novembro de 2018. Na primeira fase, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura com a proposição de analisar como a robótica de automação pode contribuir com o ensino da Física. Na segunda fase, realizamos um estudo de caso em colégio estadual na cidade de Palotina, com a participação de cinco alunos, dos primeiros e segundos anos desse colégio. Houve o levantamento das concepções dos alunos por meio de um questionário para analisarmos o quanto eles conhecem sobre eletricidade. Após isso, foi realizado uma oficina com os alunos para a construção de mini robôs autônomos, a fim de contextualizar o ensino de Eletricidade e analisados os resultados a partir de um questionário final. Os resultados encontrados neste estudo, sugerem um que a utilização da robótica de automação contribuiu para aumentar o interesse dos alunos pelos conceitos trabalhados, e um melhor entendimento com a teoria realizada em sala de aula. Palavras-Chaves: Robótica de automação. Ensino da Física. Eletricidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
| Título: dc.title | A utilização da robótica de automação para ensinar os conceitos básicos de circuitos no ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: