A utilização da robótica de automação para ensinar os conceitos básicos de circuitos no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Valdir, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorAngelotti, Carlos Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90043-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Valdir Rosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Física-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O estudo visa apresentar uma proposta para a utilização da robótica de automação no sentido de contribuir com a aprendizagem no ensino da Física, especificamente, abordando conceitos de Eletricidade. Pressupomos que as atividades de robótica educacional possa possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade das crianças. O estudo apresenta duas fases, sendo desenvolvido entre agosto e novembro de 2018. Na primeira fase, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura com a proposição de analisar como a robótica de automação pode contribuir com o ensino da Física. Na segunda fase, realizamos um estudo de caso em colégio estadual na cidade de Palotina, com a participação de cinco alunos, dos primeiros e segundos anos desse colégio. Houve o levantamento das concepções dos alunos por meio de um questionário para analisarmos o quanto eles conhecem sobre eletricidade. Após isso, foi realizado uma oficina com os alunos para a construção de mini robôs autônomos, a fim de contextualizar o ensino de Eletricidade e analisados os resultados a partir de um questionário final. Os resultados encontrados neste estudo, sugerem um que a utilização da robótica de automação contribuiu para aumentar o interesse dos alunos pelos conceitos trabalhados, e um melhor entendimento com a teoria realizada em sala de aula. Palavras-Chaves: Robótica de automação. Ensino da Física. Eletricidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Título: dc.titleA utilização da robótica de automação para ensinar os conceitos básicos de circuitos no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.