Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berticelli, Danilene Gullich Donin, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
Autor(es): dc.creator | Bortoletto, Diovanna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:53:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:53:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90041 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Danilene Donin Berticelli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Encontram-se vários registros nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Comum Curricular e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, recomendando que os professores utilizem a interdisciplinaridade para ensinar. Esses estão em conformidade de que a interdisciplinaridade e a contextualização são peças chaves para um bom desenvolvimento acadêmico. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de analisar e identificar como os professores de rede pública e particular, trabalham com a interdisciplinaridade no Ensino Fundamental II no ensino da matemática, buscando uma aprendizagem efetiva sobre os conteúdos matemáticos. Para tal análise, foi realizado um estudo do plano de trabalho docente dos professores de matemática das escolas participantes, para identificar se os professores se planejaram para durante o ano realizar temas com abordagens interdisciplinar, assim percebemos a falta da descrição das metodologias abordadas e que muitas vezes os professores não colocam tudo no plano de trabalho docente ou que ainda fazem atividades que teoricamente não sabem que existe um nome para tal abordagem utilizada. O segundo passo a ser utilizado foram as entrevistas com os professores, detectando que muitos confundem o conceito de interdisciplinaridade com multidisciplinaridade. Não sabendo dizer quais são as diferenças entre as abordagens de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Ao final das entrevistas os professores questionaram o que era cada uma, suas diferenças e se era possível realmente trabalha-las em sala de aula. Desta forma, apresentamos possível trabalho a ser desenvolvido de forma interdisciplinar. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | A utilização da interdisciplinaridade no ensino da matemática: uma análise no 6° ano do ensino fundamental II | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: