Educação não formal : identificando as dificuldades na aprendizagem de matemática com o jogo "brincando com as inequações"

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Autor(es): dc.contributorAlves, Denis Rogério Sanches, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorStaback, Carla Emilia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90040-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Denis Rogério Sanches Alves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas - Habilitação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho apresenta os resultados da implementação do jogo matemático ?Brincando com as inequações?, desenvolvido em uma Escola Estadual em um município na região Oeste do Paraná. O jogo foi aplicado para alunos de duas turmas de 8° ano do Ensino Fundamental II. O presente trabalho teve como objetivo compreender como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II. A elaboração dos conceitos aqui apresentados e da atividade de jogo desenvolvida tiveram como respaldo o referencial teórico de Gohn (2010), entre outros autores. A problemática que se pretendeu responder foi: como a Educação não formal pode potencializar a aprendizagem dos conteúdos de equações e inequações no Ensino Fundamental II? Observou-se que, num primeiro momento, boa parte dos alunos não reagiu favoravelmente à compreensão das inequações mediante atividades, entretanto, com a aplicação do jogo, aconteceu uma interação mais ativa e lúdica, promovendo o entendimento e, consequentemente, maior adesão, contribuindo significativamente para o aprendizado. O trabalho proporcionou a melhoria na compreensão dos conceitos de inequação para uma boa parcela dos alunos, de forma a melhorar os requisitos para sua continuidade ao estudo das equações. PALAVRAS-CHAVE: Educação não formal; equações e inequações; ensino de Matemática.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleEducação não formal : identificando as dificuldades na aprendizagem de matemática com o jogo "brincando com as inequações"-
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