Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Orth, Elisa Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Sakae, George Hideki, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Renan de Jesus Pontes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:36:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:36:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/90034 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90034 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Elisa Souza Orth | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Dr. George Hideki Rossini Sakae | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 22/03/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa objetivou mapear a realidade dos professores de química/ciências e intérpretes de Libras em Itapeva-SP, visando identificar fragilidades e propor soluções para uma educação mais inclusiva. Os questionários revelaram a falta de sinais-termo em Libras para termos químicos e pouca colaboração na elaboração de aulas acessíveis. Ficou clara a necessidade de formação continuada em Libras para os professores, antes da chegada de estudantes surdos, para prepará-los para a inclusão. Duas oficinas sobre cinética química acessível em Libras foram desenvolvidas, resultando na criação de sinais-termo. A cinética química mostrou-se adaptável para Libras, especialmente em experimentos práticos ou visualmente atrativos. A colaboração entre professores e intérpretes foi essencial, evidenciando a importância da parceria para o planejamento de aulas inclusivas. A inclusão de estudantes surdos no ensino de química requer não apenas recursos em Libras, mas também capacitação dos professores. O desenvolvimento de novos sinais-termo específicos é relevante para uma educação mais inclusiva. A pesquisa destaca a importância da valorização da diversidade linguística e cultural dos surdos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research aimed to map the reality of chemistry/science teachers and Libras interpreters in Itapeva-SP, aiming to identify weaknesses and propose solutions for a more inclusive education. Questionnaires revealed a lack of Libras signs for chemical terms and little collaboration in developing accessible lessons. The need for ongoing Libras training for teachers was evident, prior to the arrival of deaf students, to prepare them for inclusion. Two workshops on accessible chemical kinetics in Libras were developed, resulting in the creation of signs. Chemical kinetics proved adaptable to Libras, especially in practical or visually appealing experiments. Collaboration between teachers and interpreters was essential, highlighting the importance of partnership in planning inclusive lessons. Inclusion of deaf students in chemistry education requires not only Libras resources but also teacher training. The development of new, specific signs is relevant for a more inclusive education. The research emphasizes the importance of valuing the linguistic and cultural diversity of the deaf, contributing to a more inclusive society. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinética química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Título: dc.title | O ensino da introdução à cinética química acessível em Libras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: