Educação, evolução e sociedade : panorama internacional do ensino de evolução

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Autor(es): dc.contributorAlle, Lupe Furtado-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorRothert, Rafael Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/90012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/90012-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Alle-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A evolução é considerada uma das, se não a mais transversal área do estudo biológico, sendo amplamente discutida sob à luz da ciência e da sociedade. Da mesma maneira, o ensino dos conceitos relativos à teoria proposta por Charles Darwin é igualmente complexo, e fundamental para que os estudantes tenham uma compreensão sobre a relação das espécies com o mundo em que habitam. Pensando nisso, estabelecer um paralelo de como a evolução é ensinada com base na estruturação curricular, e na relação dos professores e alunos é importante para identificar as principais falhas e impedimentos para que ocorra um ensino de qualidade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em reservatórios de artigos e em sites oficiais dos respectivos países buscando por documentos oficiais, diretrizes e parâmetros de ensino, e relatos de diferentes contextos educacionais, a fim de estabelecer uma comparação entre os países americanos e europeus analisados. Foram encontradas várias similaridades entre os países, sendo que problemas relacionados à interferência religiosa e à estruturação curricular são mais frequentes. Após o levantamento e posterior análise ficou claro que é necessário que as diretrizes educativas sejam bem estruturadas para garantir que o ensino seja realizado sem interferência de fatores externos, como religião, cultura e falta de capacitação docente. Pode-se observar que tais fatores influenciam o ensino de evolução no Brasil e em outros países, sendo possível estabelecer um panorama internacional, que permite uma visualização mais clara dos fatores a serem melhorados dentro de cada contexto educacional-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução (Biologia)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Europa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Estados Unidos-
Título: dc.titleEducação, evolução e sociedade : panorama internacional do ensino de evolução-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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