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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sammarco, Yanina Micaela | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Aline Burda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:43:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:43:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89981 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Yanina Micaela Sammarco | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A maneira que a humanidade tem se relacionado com o meio ambiente tem se modificado desde o início da sua existência. A maior mudança ocorreu depois da Revolução Industrial quando o ser humano passou a retirar da natureza muito mais do que era necessário tanto para sua sobrevivência quanto para matéria prima na geração de produtos. A sensibilização e transformação do pensamento no que se refere ao meio ambiente, são dadas pela percepção do ambiente em que se está inserido e, a partir destas, é que pode se gerar a modificação de ações cotidianas mais sustentáveis. É nesse sentido que a Educação Ambiental pode auxiliar na reflexão crítica e construção do conhecimento. A partir de processos comunicativos, a Educação Ambiental pode ser uma ferramenta importante frente aos problemas socioambientais que estão, a cada dia, mais evidentes. Um assunto social de grande importância são as Doenças Negligenciadas que resultam anualmente entre 500 mil a 1 milhão de óbitos em todo o mundo, das quais crianças e adolescentes vivendo em situações de pobreza possuem maior predisposição a serem infectadas. Tratar temas como as Doenças Negligenciadas em sala de aula de maneira educadora e vivencial que favoreça o processo ensino-aprendizagem, capacita os estudantes a analisar o estilo de vida que estão levando, orienta sobre formas de infecção, prevenção, e quais são as possíveis soluções. Muitas das formas de prevenção estão sob responsabilidade do Poder Público, como por exemplo, o investimento em saneamento básico. No entanto, existem atitudes a serem tomadas pelos cidadãos que podem, a longo prazo, ser eficazes na sustentabilidade socioambiental, contribuindo também com a qualidade de vida da população. Sendo assim, um ambiente que pode facilitar na multiplicação de informações, são as escolas. Nelas, pode ocorrer a promoção da saúde através do ensino de ações a serem tomadas em busca da melhoria da saúde individual e coletiva. Para tanto, é necessário estudar a relação entre as Doenças Negligenciadas e abordagens educadoras, como a Educação Ambiental, que possam trazer um aprendizado contextualizado e dinâmico. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo estudar este tema transversal com a finalidade de desenvolver um material didático de Educação Ambiental sobre Doenças Negligenciadas que possa ser utilizado para facilitar a produção do conhecimento de forma lúdica e vivencial | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doenças | - |
Título: dc.title | Educação ambiental e doenças negligenciadas no ensino de Biologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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