Educação ambiental e doenças negligenciadas no ensino de Biologia

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Autor(es): dc.contributorSammarco, Yanina Micaela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorFarias, Aline Burda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:43:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:43:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89981-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89981-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Yanina Micaela Sammarco-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A maneira que a humanidade tem se relacionado com o meio ambiente tem se modificado desde o início da sua existência. A maior mudança ocorreu depois da Revolução Industrial quando o ser humano passou a retirar da natureza muito mais do que era necessário tanto para sua sobrevivência quanto para matéria prima na geração de produtos. A sensibilização e transformação do pensamento no que se refere ao meio ambiente, são dadas pela percepção do ambiente em que se está inserido e, a partir destas, é que pode se gerar a modificação de ações cotidianas mais sustentáveis. É nesse sentido que a Educação Ambiental pode auxiliar na reflexão crítica e construção do conhecimento. A partir de processos comunicativos, a Educação Ambiental pode ser uma ferramenta importante frente aos problemas socioambientais que estão, a cada dia, mais evidentes. Um assunto social de grande importância são as Doenças Negligenciadas que resultam anualmente entre 500 mil a 1 milhão de óbitos em todo o mundo, das quais crianças e adolescentes vivendo em situações de pobreza possuem maior predisposição a serem infectadas. Tratar temas como as Doenças Negligenciadas em sala de aula de maneira educadora e vivencial que favoreça o processo ensino-aprendizagem, capacita os estudantes a analisar o estilo de vida que estão levando, orienta sobre formas de infecção, prevenção, e quais são as possíveis soluções. Muitas das formas de prevenção estão sob responsabilidade do Poder Público, como por exemplo, o investimento em saneamento básico. No entanto, existem atitudes a serem tomadas pelos cidadãos que podem, a longo prazo, ser eficazes na sustentabilidade socioambiental, contribuindo também com a qualidade de vida da população. Sendo assim, um ambiente que pode facilitar na multiplicação de informações, são as escolas. Nelas, pode ocorrer a promoção da saúde através do ensino de ações a serem tomadas em busca da melhoria da saúde individual e coletiva. Para tanto, é necessário estudar a relação entre as Doenças Negligenciadas e abordagens educadoras, como a Educação Ambiental, que possam trazer um aprendizado contextualizado e dinâmico. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo estudar este tema transversal com a finalidade de desenvolver um material didático de Educação Ambiental sobre Doenças Negligenciadas que possa ser utilizado para facilitar a produção do conhecimento de forma lúdica e vivencial-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças-
Título: dc.titleEducação ambiental e doenças negligenciadas no ensino de Biologia-
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