
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Sant'Anna, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Lobo, Mauren Martini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89953 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89953 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Flavia Sant'Anna Rios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/03/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o papel fundamental da área de Ciências da Natureza está relacionado com o aprendizado, a produção, o uso e a divulgação dos conhecimentos científicos, por meio de uma abordagem que valoriza a investigação e proporciona o protagonismo dos estudantes, de modo a despertar a responsabilidade e o senso ético. Neste sentido, torna-se necessária a utilização de estratégias didáticas que busquem envolver ativamente os estudantes em sua aprendizagem, através do Ensino por Investigação. O presente trabalho de conclusão de mestrado teve como objetivo principal, a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) para o ensino de Embriologia, na perspectiva do Novo Ensino Médio, de modo a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Biologia. A SDI utilizou a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos e o Ensino por Investigação, sendo sua aplicabilidade avaliada por uma pesquisa qualitativa. Ela foi dividida em três momentos, iniciando por uma situação problema: "Como surge o corpo humano?", para fomentar a discussão, desafiando os estudantes a expor seus pensamentos acerca do assunto em questão. Após a resolução da situação problema, foi proporcionado o momento de sistematização do conhecimento adquirido pelos estudantes. Por fim, o terceiro momento relevante neste processo, foi a proposição de atividades que promovessem a contextualização do conhecimento, permitindo que os estudantes percebessem a importância da aplicação do conhecimento construído do ponto de vista social. Um dos recursos escolhidos para ser trabalhado com os estudantes foi a elaboração de Lapbooks. Esta ferramenta desperta a criatividade, a curiosidade, os conceitos trabalhados, os argumentos e as relações criadas com a temática, assim como também ajuda a minimizar a abstração presente nas aulas de Biologia. A criação foi livre, incluindo desenhos, esquemas, conceitos, textos dispostos na cartolina em formato de livro. Foi aplicado um instrumento de coleta de dados com o objetivo de obter informações acerca dos diferentes aspectos das aulas de Embriologia, avaliar a SDI e verificar a motivação e a opinião dos discentes. As atividades da SDI desenvolvidas ao longo das aulas com os estudantes foram organizadas na forma de um livro digital que é apresentado como produto deste trabalho de pesquisa. Concluise que as atividades planejadas nesta SDI alcançaram os objetivos propostos, considerando os resultados trazidos pelos estudantes durante o desenvolvimento das mesmas. Ao combinar o Ensino por Investigação com os Três Momentos Pedagógicos, os estudantes tiveram a oportunidade de participar ativamente do processo de aprendizagem, desenvolvendo competências cognitivas, sociais e emocionais de forma integrada e significativa. Além disso, essa abordagem favoreceu a construção do conhecimento de forma colaborativa, promovendo o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva do saber. Assim, a aplicação de uma sequência didática com essas metodologias pôde contribuir para uma educação mais eficaz, participativa e inclusiva. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: According to the National Common Curricular Base, the fundamental role of the Natural Sciences area is related to the learning, production, use, and dissemination of scientific knowledge, through an approach that values investigation and provides students with a leading role, in order to awaken responsibility and ethical sense. In this sense, it is necessary to use teaching strategies that seek to actively involve students in their learning, through Research-Based Teaching. The main objective of this master's conclusion work was the elaboration and application of an Investigative Didactic Sequence (SDI) for teaching of Embryology, from the perspective of the New High School, in order to contribute to the teaching-learning process of the Biology curriculum component. The SDI used the methodological approach of the Three Pedagogical Moments and Teaching by Inquiry, with its applicability assessed through qualitative research. It was divided into three moments, starting with a problem situation: "How does the human body arise?", to encourage discussion, challenging students to express their thoughts on the subject in question. After resolving the problem situation, it was possible to systematize the knowledge acquired by the students. Finally, the third relevant moment in this process was the proposition of activities that promoted the contextualization of knowledge, allowing students to realize the importance of applying knowledge constructed from a social point of view. One of the resources chosen to be worked on with the students was the creation of Lapbooks. This tool awakens creativity, curiosity, concepts worked on, arguments and relationships created with the theme, as well as helping to minimize the abstraction present in Biology classes. Creation is free, including drawings, schemes, concepts, texts arranged on cardboard in book format. A data collection instrument was applied with the aim of collecting information about the different aspects of Embryology classes, evaluating SDI and verifying students' motivation and opinion. The SDI activities developed throughout classes with students constitute a digital book that is presented as a product of this research work. It is concluded that the activities planned in this SDI achieved their proposed objectives, having seen the results brought by the students during their development. By combining Research-Based Teaching with the Three Pedagogical Moments, students had the opportunity to actively participate in the learning process, developing cognitive, social and emotional skills in an integrated and meaningful way. Furthermore, this approach favored the construction of knowledge in a collaborative way, promoting dialogue, the exchange of experiences and the collective construction of knowledge. Thus, the application of a didactic sequence with these methodologies could contribute to a more effective, participatory and inclusive education. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia Geral | - |
| Título: dc.title | Sequência didátiva investigativa para o ensino de embriologia na perspectiva do novo ensino médio | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: