
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Catucci, Isabelle, 1986- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardozo, Sandy Mara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89910 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89910 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof(a). M.ª Isabelle Catucci da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A arte contemporânea muito tem mudado o que hoje entendemos por arte, e é importante que a educação artística esteja ligada a isso. Considerando que essa educação foi do ensino tradicional de técnicas artísticas à propostas atuais ligadas ao exercício da criatividade e que discutem os limites entre arte e vida, utilizo neste Trabalho de Conclusão de Curso a pesquisa de Frederico Morais a respeito do ensino contemporâneo da arte e de eventos idealizados por ele, como os Domingos da Criação, que eram espaços de experimentação para o exercício da liberdade criativa, para desenvolver modos de se aplicar uma ação educativa sobre a pesquisa teórica em educação contemporânea artística. A partir disso, realizo uma oficina que utiliza de materiais não tradicionais da arte - ordinários; inserindo os participantes em processos artísticos contemporâneos | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Morais, Frederico, 1936- | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação artistica - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna | - |
| Título: dc.title | Arte ordinária a partir dos domingos da criação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: