"Nóis por nóis" : as artes visuais como processo de valorização de trajetórias periféricas

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Autor(es): dc.contributorEstevam, Joelma Zambão, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Beatriz Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:25:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:25:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89909-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89909-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Joelma Zambão Estevam-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Partindo da periferia e da trajetória de seus sujeitos e sujeitas, essa pesquisa pretende evidenciar de que modo as Artes Visuais podem agir para reversão dos estigmas relacionados à população periférica/favelada. Para isso, apresenta uma contextualização do surgimento desse fenômeno urbano no Brasil, a fim de afirmar que sua existência é complexa e heterogênea. Demonstra, através de uma construção histórica linear o aparecimento dos estigmas e adentra o campo das Artes Visuais destacando a contribuição do Movimento Hip-Hop no enfrentamento às violências e desigualdades e de quatro artistas periféricos: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê) e Allan Weber, que através de suas produções, subvertem os enquadramentos negativos e propõem uma outra imaginação. Por fim, aborda a curadoria educativa como possibilidade de atuação de professores em relação ao empoderamento da juventude periférica e relata o processo de elaboração e aplicação de 5 oficinas no Colégio Estadual João Gueno, em Colombo/PR, com base no conteúdo pesquisado-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Starting from the periphery and the trajectory of its subjects, this research aims to highlight how Visual Arts can act to reverse the stigmas related to the peripheral/slum population. To do so, it presents a contextualization of the emergence of this urban phenomenon in Brazil, in order to assert that its existence is complex and heterogeneous. It demonstrates, through a linear historical construction, the emergence of stigmas and enters the field of Visual Arts, highlighting the contribution of the Hip-Hop Movement in addressing violence and inequalities, along with the works of four peripheral artists: Rosana Paulino, Fernanda Souza (Correrua), Marcelino Melo (Nenê), and Allan Weber, who, through their productions, subvert negative framings and propose an alternative imagination. Finally, it addresses educational curation as a possibility for action teachers to empower peripheral youth and reports on the process of developing and implementing 5 workshops at the João Gueno State School in Colombo/PR, based on the researched content-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectHip-hop (Cultura popular)-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferias-
Título: dc.title"Nóis por nóis" : as artes visuais como processo de valorização de trajetórias periféricas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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