
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Paulo, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Azevedo, Carolina de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89877 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89877 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo R. O. Reis | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Partindo da ideia de que o artista ocupa o cerne do circuito artístico, é explorado o conceito de artista-etc. de Ricardo Basbaum. Esta figura diz respeito a um tipo de artista que não se contenta apenas em fazer sua arte, mas também em multiplicar e cruzar tarefas. Apesar das inúmeras variações de eteceteras possíveis, uma delas será explorada com mais afinco: o artista-etc. Assim, por meio de um levantamento histórico, pretende-se mostrar que antes da existência do curador era o artista quem organizava exposições e pensava o local expositivo em um sentido mais amplo. Além disso, serão analisadas duas propostas latino-americanas de eventos-mostras-exposições que foram conduzidas exclusivamente por artistas: Tucumán Arde, Argentina, 1968 e Moto Contínuo, Brasil, 1983 | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artistas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curadoria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Exposições | - |
| Título: dc.title | A multiplicidade de funções da figura artista-curador | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: