
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Juliana Gisi Martins de, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Santana, Heloisa Müller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89864 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89864 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Gisi Martins de Almeida | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa em poéticas visuais tem como objetivo desenvolver a publicação artística como parte da minha produção poética. Buscou-se, através de uma base teórica/artística, entender o que são instruções dentro e fora das artes visuais, assim como a sua intersecção com o conceito fotográfico da filosofia e de trabalhos artísticos. O termo "Instruções fotográficas'' foi elaborado por meio destas investigações entre instruções e os atos de fotografar e pensar sobre a fotografia. Mediante as análises teóricas de Benjamin (1985, 1987, 1989), Flusser (1985), Vilela (2013), Almeida (2013) entre outros pesquisadores, assim como as proposições artísticas desenvolvidas através do conceito de instrução, como Duchamp, Smithson, Yoko Ono e Sophie Calle, entre outros, foram analisadas as potências poéticas das instruções para a realização de um livro de artista e outras publicações. Assim, com o desenvolvimento das minhas Instruções fotográficas e do fotolivro coletivo "Caminhe por 45 minutos. Fotografe o que encontrou" observou-se a potência das publicações. Desse modo, elaborou-se uma releitura de uma das instruções do artista John Baldessari e compreendeu-se a necessidade de outras publicações como prática da minha poética artística | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research in visual poetics aims to develop artistic publishing as part of my poetic production. It was sought, through a theoretical/artistic basis, to understand what are instructions inside and outside the visual arts, as well as their intersection with the photographic concept of philosophy and artistic works. The term "Photographic Instructions'' was elaborated through these investigations between instructions and the acts of photographing and thinking about photography. Through the theoretical analyzes of Benjamin (1985, 1987, 1989), Flusser (1985), Vilela (2013), Almeida (2013) among other researchers, as well as the artistic propositions developed through the concept of instruction, such as Duchamp, Smithson, Yoko Ono and Sophie Calle, among others, analyzed the poetic powers of the instructions for the production of an artist's book and other publications. Thus, with the development of my Photographic Instructions and the collective photobook "Walk for 45 minutes. Photograph what you find" the power of the publications was observed. In this way, a rereading of one of the instructions by the artist John Baldessari was elaborated and the need for other publications was understood as a practice of my artistic poetics | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros de artistas | - |
| Título: dc.title | A poética das instruções : o dentro e o fora fotográfico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: