
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Prando, Felipe Cardoso de Mello, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Rebecca Grein | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89860 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89860 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Mc. Felipe Cardoso de Mello Prando | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente artigo tem como objetivo principal estudar a trajetória do ensino da arte, entretanto buscou-se dar ênfase ao aprendizado do desenho no Brasil, discorrendo sobre as principais reformulações de sua didática e de seu significado como linguagem artística focando nos seguintes períodos: Brasil Império, Semana da Arte Moderna e Ditadura Civil Militar. Buscou-se com este estudo trazer também os principais movimentos que modificaram o pensamento e visão em relação ao ensino da arte e, sendo assim, o do desenho, trazendo propostas pedagógicas que visavam de fato valorizar a criatividade e expressão do estudante e que de certa forma influenciou na reestruturação do ensino da arte nas escolas de ensino regular: Movimento Escolinhas de Arte e o Movimento de Arte- Educação sendo que, este último, pode ser entendido como desdobramento ou até mesmo ser um sinônimo do primeiro mencionado anteriormente. Neste sentido, o artigo também traz uma pesquisa sobre estes movimentos, assim como sobre suas propostas pedagógicas, focando nas Escolinhas de Arte que, podemos concluir, agiu diretamente com suas contribuições nas instituições de ensino no Brasil. Desta forma, buscou-se com esta pesquisa analisar estas contribuições para se pensar em uma nova proposta pedagógica sobre o ensino do desenho nas escolas atuais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The main objective of the present article is to study the history of art teaching, however, we sought to emphasize the learning of drawing in Brazil, discussing the main reformulations of its teaching and its meaning as an artistic language focusing on the following periods: Brazil Empire, Modern Art Week and Military Civil Dictatorship. This study also aims at bringing the main movements that have changed the thinking and vision in relation to the teaching of art and, therefore, of drawing, bringing pedagogical proposals that aimed at valuing the student's creativity and expression and that, in a certain way, have influenced the restructuring of art teaching in regular schools: Movimento Escolinhas de Arte and Movimento de Arte- Educação. In this sense, the article also brings a research on these movements, as well as on their pedagogical proposals, focusing on the Escolinhas de Arte, which, we can conclude, acted directly with its contributions in the teaching institutions in Brazil. In this way, this research sought to analyze these contributions in order to think about a new pedagogical proposal for the teaching of drawing in today's schools | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolinha de Arte do Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Brasil - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | A história do ensino da arte no Brasil e as contribuições do movimento Escolinhas de Arte | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: