
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Paulo, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Azuma, Vitória Miho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89858 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89858 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira Reis | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A partir de uma análise da série fotográfica Marcados da artista e ativista Claudia Andujar, será abordado o genocídio Yanomami e a potência da produção de outros artistas brasileiros não-indígenas e indígenas, frente às questões artísticas, políticas e sociais dos povos originários dentro das artes visuais. A série consiste em retratos fotográficos produzidos entre 1981-1984 para fins de registros de saúde dos povos indígenas Yanomami, que, posteriormente foram expostos em museus e galerias e trouxeram notoriedade para o extermínio que estava encoberto pelo governo brasileiro há décadas. Há uma histórica exclusão, tentativa de apagamento e projeto de colonização dos povos originários, perpetuante dentro e fora das instituições de arte. Serão exploradas propostas de artistas brasileiros que trouxeram a mobilização de indagações sociais indígenas e a ocupação de tais espaços para denunciar a violência e o genocídio, e, especialmente, como principais atuantes, estarão os próprios artistas indígenas contemporâneos, nomes como Jaider Esbell, Isaías Sales, Arissana Pataxó, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Isael Maxakali e Gustavo Caboco. O presente estudo, de natureza exploratória e qualitativa, propõe relacionar o passado de Andujar com sua luta em prol dos povos indígenas Yanomami, questionar o, ainda então, colonialismo enraizado institucional, e destacar o trabalho de artistas indígenas contemporâneos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : From an analysis of the photographic series Marcados by the artist and activist Claudia Andujar, the Yanomami genocide and the potency of the production of other nonindigenous and indigenous Brazilian artists will be approached, facing the artistic, political and social issues of the original peoples within the visual arts. The series consists of photographic portraits produced between 1981-1984 for health records of the Yanomami indigenous people, which were later exhibited in museums and galleries and brought notoriety to the extermination that was covered up by the Brazilian government for decades. There is a historical exclusion, attempt to erase and project of colonization of the original peoples, perpetuating inside and outside of art institutions. The proposals of Brazilian artists who have brought the mobilization of indigenous social questions and the occupation of such spaces to denounce violence and genocide will be explored, and especially, as main actors, will be the contemporary indigenous artists themselves, names like Jaider Esbell, Isaías Sales, Arissana Pataxó, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Isael Maxakali and Gustavo Caboco. The present study, exploratory and qualitative in nature, proposes to relate Andujar's past to her struggle on behalf of the Yanomami indigenous peoples, to question the, still then, institutional rooted colonialism, and to highlight the work of contemporary indigenous artists | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Andujar, Claudia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Índios Yanomami | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e fotografia | - |
| Título: dc.title | Fronteiras em disputa : Marcados de Claudia Andujar, ativismo e arte indígena contemporânes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: