Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catucci, Isabelle, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Talisamara da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89853 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89853 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª mestre Isabelle Catucci | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A arte e o amor podem ser representados ou demonstrados de várias formas em nossas interações cotidianas com as pessoas, ou com elementos que consideramos especiais. Nesse sentido, a mulher negra vivencia o amor em um lugar de resistência e com isso, percebe que o amor pode também ser um instrumento de empoderamento, já na educação, o amor pode influenciar no processo de ensino, aprendizado e na troca diária dos estudantes com os educadores, promovendo um ambiente de confiança, respeito mútuo e empatia. Partindo destas considerações, a presente pesquisa visa aprofundar conhecimentos sobre o amor dentro destas especificidades e também explicitar a importância do amor em trabalhos artísticos para a elaboração de uma oficina pela qual esses conhecimentos pudessem ser compartilhados. Para isso, propõe-se estabelecer conexões entre estudos de bell hooks (1952 - 2021) e Paulo Freire (1921 - 1997), tanto na área da educação como na compreensão sobre as dinâmicas sociais. Para pensar o amor em produções artísticas, menciona-se principalmente sobre ações da artista Ana Teixeira (1957), com breves considerações sobre trabalhos artísticos de Rosana Paulino, Eliana Brasil, Claudia Lara, Yasmin Kozak e Tânia Bloomfield, assim como, menciona-se considerações sobre trabalhos artísticos da autora, esclarecendo de forma sucinta sobre seu caminho de pesquisa. Por fim, relata-se reflexões a respeito do lugar da mulher negra, por intermédio de informações existentes em estudos de Djamila Ribeiro (1980), Audre Lorde (1934 - 1992), Lélia Gonzalez (1935 - 1994) e Angela Davis (1944), terminando a pesquisa menciona-se como foi a experiência da oficina elaborada a partir de todas essas investigações e que buscou nutrir a compreensão de como podemos agir com amorosidade na sociedade | - |
Descrição: dc.description | Abstract : Art and love can be represented or demonstrated in many ways in our everyday interactions with people or elements that we consider special. In this sense, black women experience love in a place of resistance and with this, they realize that love can also be an instrument of empowerment, whereas education, love can influence the process of teaching, learning and the student's daily exchange. With the educator, promoting an environment of trust, mutual respect and empathy. Based on these considerations, this research aims to deepen knowledge about love within some specificities and also to explain the importance of love in artistic works so that it becomes possible to create a workshop through which this acquired knowledge will be shared. To this end, it is proposed to establish connections between the studies by bell hooks (1952-2021) and Paulo Freire (1921-1997), both in the area of education and in understanding social dynamics. To think about love in artistic productions, we comment mainly on the actions of the artist Ana Teixeira (1957), with brief considerations on artistic works by Rosana Paulino, Eliana Brasil, Claúdia Lara, Yasmin Kozak and Tânia Bloomfield, as well as mentions considerations on artistic works of the author, succinctly explaining her research path. Finally, reflections are reported regarding the place of black women, through information existing in the studies of Djamila Ribeiro (1980), Audre Lorde (1934-1992), Lélia Gonzalez (1935- 1994) and Angela Davis (1944), concluding a research reporting on the workshop experience drawn from all these investigations and which sought to nurture the understanding of how we can act with love in society | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amor na arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Título: dc.title | Criando uma circulação amorosa : o amor como fio condutor de uma experiência artística | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: