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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Antonio, Ricardo Carneiro, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Felipe Pacheco dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89852 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor Doutor Ricardo Carneiro | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esse relato de experiência objetiva o papel do Arte Educador, em programas de políticas públicas, nas atividades realizadas entre 2015-2019, desenvolvidas pelo projeto Uma Viagem da Gravura ao Graffiti, de minha autoria, itinerante pela Região Metropolitana de Curitiba. Onde adequo a legalidade do graffiti autorizado, aos cunhos culturais, artísticos e educativos, abarco poéticas e contextualizo a arte urbana e a contemporaneidade, como ferramenta de ensino e prevenção ao crime da pichação. Diferencio a Lei Ambiental 9.605/98 Artigo 65 e sua alteração (Lei n. 12.408/2011) que descriminaliza o graffiti autorizado. Relaciono a aplicação da Lei Federal 12.408/2011, com os conceitos estéticos do professor ítalo-brasileiro Julio Plaza, em conexão à percepção espacial comunitária do geógrafo brasileiro Milton Santos. Nesse formato temporário, impactante e gratuito a comunidade visitada, a Oficina Cultural, compreende um ação de aproximação social, através do trabalho artístico colaborativo. Mesmo que as penalidades sejam eficientes, não são suficientes para inibir o crime ambiental. Faz-se fundamental que a postura dos Arte Educadores envolvidos com instituições sociais, públicas e privadas constituam esforços para investir na criação de instrumentos que ampliem a cidadania da sociedade civil e os entendimentos de artes e culturas serem cada vez mais desmistificados | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crimes contra o meio ambiente - Legislação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de rua | - |
Título: dc.title | As competências do arte educador diante a peculiaridade do graffiti na lei federal dos crimes contra o meio ambiente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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