Arte e projeto de trabalho : uma abordagem transdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Juliana Gisi Martins de, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais-
Autor(es): dc.creatorBonato, Juliane Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:13:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:13:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89843-
Descrição: dc.descriptionProfª Drª Juliana Gisi Martins de Almeida-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A partir da revisão bibliográfica das bases para o Ensino da Arte no Brasil, das pedagogias Tradicional, Escolanovista e Tecnicista, além da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e da compreensão das bases fornecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte na escola, seguido da conceituação de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente texto objetiva compreender quais as possíveis relações entre as metodologias citadas com a abordagem de Projetos de Trabalho de Fernando Hernández, e se esta abordagem pode ser uma proposta transdisciplinar para o ensino de Arte na escola-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Starting with the literature review of the bases to the art teaching in Brasil, the Tradicional pedagogy, the New School and the Technicist, in addition of the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa and the comprehension of the bases given by the Nacional Curricular Parameters to the art teaching in school, followed by the conceptualization of interdisciplinarity and transdisciplinarity, the present text objectives to comprehend which are the possible relations between the quoted methodologies with the Project-Based Pedagogy from Fernando Hernández, and if this approach can be an transdisciplinary proposal to the Art teaching at school-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Estudo e ensino - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação - Brasil-
Título: dc.titleArte e projeto de trabalho : uma abordagem transdisciplinar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.