
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Juliana Gisi Martins de, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonato, Juliane Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:13:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:13:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89843 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89843 | - |
| Descrição: dc.description | Profª Drª Juliana Gisi Martins de Almeida | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A partir da revisão bibliográfica das bases para o Ensino da Arte no Brasil, das pedagogias Tradicional, Escolanovista e Tecnicista, além da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e da compreensão das bases fornecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte na escola, seguido da conceituação de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente texto objetiva compreender quais as possíveis relações entre as metodologias citadas com a abordagem de Projetos de Trabalho de Fernando Hernández, e se esta abordagem pode ser uma proposta transdisciplinar para o ensino de Arte na escola | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Starting with the literature review of the bases to the art teaching in Brasil, the Tradicional pedagogy, the New School and the Technicist, in addition of the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa and the comprehension of the bases given by the Nacional Curricular Parameters to the art teaching in school, followed by the conceptualization of interdisciplinarity and transdisciplinarity, the present text objectives to comprehend which are the possible relations between the quoted methodologies with the Project-Based Pedagogy from Fernando Hernández, and if this approach can be an transdisciplinary proposal to the Art teaching at school | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação - Brasil | - |
| Título: dc.title | Arte e projeto de trabalho : uma abordagem transdisciplinar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: