
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Prando, Felipe Cardoso de Mello, 1976- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Autor(es): dc.creator | Julio, Alexia Christinny | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89836 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89836 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profº Drº Felipe Prando | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Instituições de ensino desempenham papel fundamental como um espaço em que os indivíduos têm seu segundo contato com a sociedade. No cenário brasileiro, no entanto, é possível constatar que as crianças frequentam escolas e proveem de contextos sociais distintos, o que evidencia a existência de desigualdades econômicas e socioculturais na sociedade do país. Essa realidade, por sua vez, se reflete no âmbito escolar, com a organização dos bairros da cidade que muitas vezes separa as diferentes classes sociais e pode influenciar diretamente no acesso e na qualidade do ensino oferecido. Contudo, no centro de Pinhais, cidade metropolitana de Curitiba-PR, existem dois colégios com contextos sociais distintos, separados por apenas 500 metros. O primeiro é o Colégio Suíço-Brasileiro, particular, e o segundo é o Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, pertencente à rede pública. Diante desse panorama, surgiu a necessidade de realizar uma pesquisa com a finalidade de explorar as diferenças e semelhanças dos olhares e vivências dos estudantes desses dois colégios. Desenvolve-se, então, uma oficina de fotografia analógica alternativa que utiliza a cianotipia como material de produção. Desta forma, a investigação pode levantar novos questionamentos e ampliar a compreensão sobre o assunto. Entretanto, a partir da estabilidade de ligações entre os envolvidos por meio de correspondências e expectativas que incluem a relação entre o produzido e o observado é onde o trabalho de arte se instala | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Educational institutions play a fundamental role as a space in which individuals have their second contact with society. However, in the Brazilian context, it is possible to observe that children attend schools and come from different social contexts, which highlights the existence of economic and sociocultural inequalities in the country's society. This reality is reflected in the school environment, with the organization of city neighborhoods often separating different social classes and directly influencing access to and the quality of education offered. However, in the center of Pinhais, a metropolitan city near Curitiba-PR, there are two schools with distinct social contexts, separated by only 500 meters. The first is the SwissBrazilian private school, and the second is the Deputado Arnaldo Faivro Busato State School, belonging to the public school system. In the face of this panorama, there was a need to conduct research in order to explore the differences and similarities in the perspectives and experiences of students in these two schools. An alternative analogue photography workshop was developed using cyanotype as the production material. In this way, the investigation can raise new questions and broaden understanding of the subject. However, it is through the stability of connections between those involved through correspondences and expectations that include the relationship between the produced and the observed that the work of art is established | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte e fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | 500 metros : quantas distâncias cabem em uma extensão : uma análise relacional utilizando cianotipia como meio | - |
| Título: dc.title | Quinhentos metros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: