Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Harder, Eduardo, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Marcos Vinicius Belmonte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89831 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Eduardo Harder | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo de campo realizado no curso de especialização em questão social da perspectiva interdisciplinar se propõe a explorar e compreender melhor a educação do campo, algumas das comunidades caiçaras e a educação e cultura das escolas indígenas do litoral paranaense, assim como algumas escolas das ilhas aqui localizadas. Visa expor o impacto dessas comunidades, tanto na parte econômica do litoral como da educação e cultura do povo litorâneo. Trabalho sobre as impressões deixadas em visitas às escolas do litoral, escolas indígenas e algumas escolas das ilhas situadas nos municípios litorâneos. A importância dessas escolas e comunidades para o desenvolvimento do litoral é notório, assim como é perceptível a necessidade de melhores investimentos do governo do estado, federal e municipal. O foco principal do trabalho foi em uma das comunidades, denominada comunidade do Cabaraquara, que por sua vez, cultiva e comercializa ostras, mas vai para muito além disso, pois conserva a área e atrai grande turismo pela gastronomia e beleza do lugar. Sobre a educação do campo, sabemos que em um ambiente do meio rural é diferente do tradicional e deveria ser tratado de forma diferente, com professores preparados para essa realidade e com um olhar mais atento dos órgãos competentes. As escolas do litoral, pelo que vi e vivi de experiência, deveriam também ser tratadas com um olhar de educação do campo com suas adaptações é claro. O trabalho mostra o que é de fato a educação do campo e quais suas necessidades para melhorar. Portanto o trabalho todo é um caminhar filosófico por todo o litoral, visitando e aprendendo sobre toda essa cultura, conhecendo de forma humilde e tentando entender melhor o pensamento do povo caiçara, como são chamados, assim como compreender seu trabalho e seu esforço em tornar importante seu local, sua casa e todas as suas comunidades. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Caiçaras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Paraná | - |
Título: dc.title | A educação do campo e suas concepções : impressões sobre as comunidades caiçaras, escolas indígenas e o caminho das ostras da comunidade de Cabaraquara. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: