Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Catucci, Isabelle, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
Autor(es): dc.creator | Herter, Luiz Fernando Brasil dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89798 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89798 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Msc. Isabelle Catucci da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Artes Visuais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de abordar o Trabalho de Conclusão de Curso, no eixo de ensino e aprendizagem aliado ao desenvolvimento poético em Artes Visuais. A partir do referencial investigado, serão consideradas as relações do material, do espectador e da ação segundo artistas como Giuseppe Penone, Richard Long, Helio Oiticica, Allan Kaprow, do crítico Frederico Morais e nas produções autorais, que auxiliaram na concepção do projeto em si. Busca-se então, atuar sob a perspectiva do artista-propositor, a partir do fazer colaborativo, com enfoque na prática e na investigação da materialidade da terra. A aplicação da prática se deu através da oficina: Ações com a terra, na qual foram realizadas proposições para a construção do diálogo entre os participantes. Ocorreu em três momentos: instruções, ação performativa e decisão do grupo. O resultado possibilitou múltiplos relatos e reflexões com base na experiência dos participantes, que contribuíram com suas leituras e vivências na construção de sentidos | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present research intends to approach the Undergraduate thesis, in the axis of teaching and learning allied to the poetic development in Visual Arts. Based on the researched reference, the relations of the material, the spectator and the action will be considered from artists such as Giuseppe Penone, Richard Long, Helio Oiticica, Allan Kaprow and the critic Frederico Morais, who helped in the conception of the project itself. Therefore, the aim is to act from the perspective of the artist-proposer, based on collaborative work, with a focus on practice and investigation of the materiality of the earth (dirt). The application of the practice took place through the workshop: Ações com a terra, in which propositions were made for the construction of dialogue between the participants. They occurred in three moments: instructions, performative action and group decision. The result enabled multiple reports and reflections based on the experience of the participants, who contributed with their experiences in the construction of meanings | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Ações com a terra : práticas elementais colaborativas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: