Desafios de reprovação e evasão do Curso de Engenharia de UFPR : dados e propostas de melhorias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDetro, Silvana Pereira, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Grasielle Maria do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89790-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Silvana Pereira Detro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga os desafios de reprovação e evasão enfrentados pelos alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e propõe um plano de ação para melhorar esses índices. Utilizando a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), foram identificadas as causas do problema e elaboradas soluções para enfrentá-lo. A primeira etapa do estudo consistiu na definição do problema, seguida pela coleta e análise de dados para medir a extensão do problema. Em seguida, foram realizadas análises mais aprofundadas para identificar as causas-raiz da reprovação e evasão no curso. Com base nessa análise, foram propostas melhorias, incluindo estratégias pedagógicas, apoio psicopedagógico e ações de engajamento estudantil. Os resultados desta pesquisa foram compilados em um relatório A3, que apresenta as principais conclusões, recomendações e um plano de ação detalhado para implementar as melhorias sugeridas. Espera-se que este estudo contribua para a redução da reprovação e evasão no curso de Engenharia de Produção da UFPR e promova uma experiência mais positiva e eficaz para os estudantes-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia da produção-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação em educação-
Título: dc.titleDesafios de reprovação e evasão do Curso de Engenharia de UFPR : dados e propostas de melhorias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.