Discutindo a relação entre família e uma instituição de educação infantil em Curitiba/PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Luciana Ribeiro, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Thais Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:13:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:13:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89549-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89549-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Orientadora: Profa Dra Luciana Ribeiro Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 59-61-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo apresenta reflexões acerca da relação entre as famílias e as instituições de educação infantil concebidas como contextos de desenvolvimento e de formação humana. Parte-se do pressuposto de que as funções a serem desempenhadas pelos pais/famílias e professores, quando bem compreendidas, podem contribuir positivamente para o desenvolvimento das crianças. Nesse sentido, visou-se compreender como as relações entre uma instituição de educação infantil com as famílias são estabelecidas, e de que forma essa relação é concebida pelas partes em questão. Para tanto, investigou-se concepções que as famílias têm sobre a instituição de educação infantil e as concepções que profissionais de educação infantil têm sobre as famílias; analisou-se a existência (ou não) de estratégias e ações pedagógicas realizadas pela instituição de educação infantil para obter melhores resultados na relação entre essa instituição com a família, e de que forma pais/família e profissionais entendem ações. A investigação caracteriza-se como exploratória, e foi realizada numa instituição de educação infantil situada no centro de Curitiba. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário, que foi aplicado aos familiares e aos professores. Considera-se que a pesquisa tenha colaborado para um maior entendimento da pesquisadora acerca da visão que a família e as professoras têm sobre a relação entre instituição de educação infantil e a família. No entanto, destaca-se que não é possível generalizar esses dados em decorrência do número de participantes e por ter sido realizado em um único local-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectFamílias-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento - Testes-
Título: dc.titleDiscutindo a relação entre família e uma instituição de educação infantil em Curitiba/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.